sexta, 26 de abril de 2024
Colunistas

Coluna de Eduardo Ferin: Redes Sociais – um mundo conectado

30 Set 2015 - 13h59Por Eduardo Ferin - Colunista
0 - 0 -

Articulação e conexão... Uma rede social só funciona com a junção dessas duas palavras. De acordo com o dicionário Aurélio, o termo "Conexão" significa: 

s.f. Ligação de uma coisa com outra; união. / Nexo, relação de dependência. / Peça empregada para unir dois canos, dois tubos, dois fios.

De acordo com Augusto de Franco (2007), "uma rede é uma coleção de nodos ligados por muitos caminhos e quanto maior for conexão entre as pessoas, melhor serão os resultados da rede social".

As redes sociais são conexões de pessoas e organizações, que juntos se reúnem em torno de objetivos comuns. Quem faz essa conexão são as pessoas, que participam e contribuem com o desenvolvimento da localidade. Existe sim, uma ligação entre as pessoas, e certa relação de dependência da participação do maior número possível de pessoas envolvidas em determinado projeto. 

É preciso investir na formação de pessoas em uma localidade, com vistas a trabalhar com uma metodologia que favoreça as atividades em rede social. Essa formação pode ser feita através de cursos especiais, de palestras ou de orientações em projetos sociais. A partir daí, quando as pessoas começarem a se integrar, criarão uma força política local e podem começar a planejar e desenvolver projetos para a localidade. 

Quando não há conexão entre as pessoas, nada acontece! Cada indivíduo na sociedade tenta, muitas vezes sem sucesso, implantar um projeto visando o bem comum, mas não tem adesão da maioria das pessoas e o projeto, mesmo sendo bom, tende a não ter êxito, pois não há conectividade e participação social. 

Finalizo o artigo, perguntando ao leitor: "Sua comunidade tem conexão?" Se a respostar for um sim, parabéns, mas aí vai outra pergunta "O que você está fazendo para aumentar essa conexão?". Se a resposta for um não, trate de criar essa conexão, se você desejar ver a sua localidade se desenvolvendo. 

As informações acima são de responsabilidade do autor.

Leia Também

Últimas Notícias