sexta, 26 de abril de 2024
Artigos científicos e gerais Kleber Chicrala

Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica – IFSC – USP desenvolve linha de pesquisa para o tratamento de doença venosa crônica

10 Abr 2022 - 08h05Por kleber Chicrala
Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica – IFSC – USP desenvolve linha de pesquisa para o tratamento de doença venosa crônica - Crédito: divulgação Crédito: divulgação
A insuficiência venosa crônica ocorre quando algo dilata as veias e/ou danifica suas válvulas. Essas alterações reduzem o fluxo sanguíneo nas veias e aumentam a pressão dentro delas. O aumento da pressão e o baixo fluxo de sangue causam retenção de líquido nas pernas e outros sintomas,inclusive podendo afetar as circulação nos membros inferiores, provocando as lesões, varizes, e dores.
 
Para muitos pacientes, a doença venosa significa dor, perda de mobilidade funcional e piora da qualidade de vida, com outros sintomas. A prevalência de insuficiência venosa crônica na população aumenta com a idade, e pode ser agravada devido as condições de saúde da pessoa. 
 
O Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) – IFSC -USP, coordenado pelo Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, e os pesquisadores,   em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de São Carlos (SCMSC), irá tratar a  doença venosa crônica de forma gratuita, envolvendo os princípios da óptica e da fotônica ( botas de pressão pneumática com lasers incorporados). Pacientes com idades entre os 50 e 85 anos, possuírem laudo médico  de doença venosa crônica e terem o seguinte perfil: sem úlceras abertas, sem histórico de doenças cardiovasculares, sem histórico oncológico, que não apresentem doença arterial periférica, que não sejam diabéticos, e não fumantes; poderão participar desta pesquisa e deverão se  cadastrar na Unidade de Terapia Fotodinâmica, localizada na Santa Casa da Misericórdia de São Carlos, através do telefone (16) 3509-1351.
Fontes:  Assessoria de Comunicação – IFSC- USP; e Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC - USP
 
kleberchi

Leia Também

Últimas Notícias