sexta, 26 de abril de 2024
Estudo

UFSCar realiza pesquisa que investiga aspectos das dinâmicas familiares

06 Abr 2019 - 04h00Por Redação
UFSCar realiza pesquisa que investiga aspectos das dinâmicas familiares -

O Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) busca pessoas voluntárias para participar da pesquisa de mestrado intitulada "Dinâmicas familiares: relações de gênero, divisão de tarefas e relações conjugais", realizada por Maria Alice Centanin Bertho, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da Universidade, sob orientação de Sabrina Mazo D'Affonseca, docente do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar.

A pesquisa objetiva investigar como se dá a dinâmica de casais heterossexuais diante de três aspectos: demandas domésticas e familiares, especialmente a divisão de tarefas e a conciliação entre tais demandas e o trabalho; aspectos da relação do casal, como os parceiros se comunicam e se sentem em relação ao apoio recebido na relação; e quais características pessoais (autoestima, qualidade de vida, atributos) podem estar relacionadas com a maneira como essa dinâmica se dá. A expectativa é que o trabalho possa contribuir para o desenvolvimento de novas pesquisas e discussões sobre questões familiares, relações conjugais e conciliação entre demandas domésticas e de trabalho.

Podem participar do estudo homens e mulheres que estejam em um relacionamento heterossexual, morem junto com o (a) parceiro (a), e em que ambos exerçam uma atividade remunerada. A participação na pesquisa consiste em responder um questionário online (http://bit.ly/2WDkyQN), com duração aproximada de 25 minutos. O prazo para resposta é até o final do mês de abril.

O sigilo é garantido e os dados obtidos serão apresentados em eventos científicos e publicações em revistas científicas nacionais e internacionais. Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails marialicebertho@gmail.com ou samazo@hotmail.com.

Leia Também

Últimas Notícias