Menu
domingo, 19 de setembro de 2021
Cidade

UFSCar oferece curso de especialização em educação infantil

05 Out 2010 - 17h45

Até o dia 15 de outubro, estão abertas as inscrições no curso de Especialização em Educação Infantil, oferecido pelo Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da UFSCar, no âmbito do Programa Nacional de Formação de Professores, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. O curso é gratuito e direcionado à formação continuada e pós-graduada de professores da Educação Básica, em especial, aqueles que atuam na rede pública municipal.

Para participar, é necessário que o interessado tenha concluído curso de Pedagogia ou Normal Superior; esteja atuando efetivamente na área de Educação Infantil; mantenha o compromisso de permanecer em efetivo exercício durante o processo formativo do curso e permaneça atuando na Educação Infantil, no mínimo, pelo mesmo período de realização do curso após a formação; e tenha carga horária de trabalho e outras atividades compatíveis com a realização do curso.

Como explica a coordenadora do curso, a docente do DME Anete Abramowicz, as aulas permitem a atualização dos profissionais de educação, ampliando a formação obtida durante a graduação. "A formação continuada é essencial, pois os cursos de Pedagogia passam ao largo dos grandes debates sobre a infância, seja do ponto de vista da história, sociologia e filosofia da infância, bem como dos temas relativos à prática pedagógica. Para os professores, portanto, será uma oportunidade de estudar temáticas que não fazem parte dos currículos da graduação e são essenciais para aqueles que trabalham com crianças na faixa etária dos zero aos cinco anos", afirma.

A professora Anete explica também que o curso visa capacitar os pedagogos para superar os desafios apresentados na educação infantil, principalmente nos primeiros anos de escolarização. "Os desafios são inúmeros. Há menos vagas na educação infantil do que no Ensino Superior e isto é grave, pois, além das crianças estarem sendo excluídas do acesso a este direito, há mulheres ou até meninas que devem estar em casa cuidando dessas crianças pequenas. Como a passagem da rede de creches e da escola de educação infantil para a educação fundamental é recente, é quase uma novidade e uma intensa dificuldade de educar, por exemplo, o bebê", salienta Anete.

As inscrições devem ser feitas na Secretaria do curso, localizada no Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, na área Sul do campus São Carlos. Para a inscrição é necessária a entrega da ficha de inscrição e termo de compromisso preenchidos, ambos disponíveis na página eletrônica da UFSCar; RG; CPF; uma foto 3x4 recente; histórico escolar do Ensino Médio e da graduação; diploma da graduação autenticado e curriculum vitae resumido.

A seleção dos alunos será feita mediante o cumprimento dos pré-requisitos, análise de currículo, do histórico escolar e das questões preenchidas na ficha de inscrição. A divulgação das inscrições deferidas será feita no dia 10 de novembro e as matrículas devem ser realizadas entre os dias 11 e 18 de novembro.

A Especialização acontece em regime presencial, com aulas e atividades realizadas aos sábados, das 8 às 13 horas e das 14h às 16h30, entre os meses de novembro de 2010 a abril de 2012. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail edinfantil@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8409.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias