sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

UFSCar, IUPAC e SBQ organizam a 4ª Conferência Internacional de Química Verde

Objetivo é reunir participantes de vários países para debater as relações empresariais com o meio ambiente. Inscrições podem ser feitas até 24/8

17 Jul 2012 - 11h55
0 - 0 -

O Departamento de Química (DQ) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC) e a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) realizam a 4ª Conferência Internacional de Química Verde, nos dias 25 e 29 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR).

O objetivo é reunir participantes de vários países, sob o cenário das Cataratas do Iguaçu, local reconhecido pela Unesco como Sítio do Patrimônio Mundial Natural, para debater as relações empresariais com o meio ambiente. A inscrição deve ser feita até o dia 24 de agosto pelo site do evento www.congresscentral.com.br/sbq/ufscar/icgc4.

A agenda da Conferência é científica e política. Ao lado de trabalhos mostrando os avanços obtidos na Química e na Engenharia Química está a preocupação de propor ações institucionais que alcancem de forma mais abrangente a sociedade. A Conferência está dividida em seis tópicos principais. Sínteses e Processos Benignos, em que se incluem os itens Catálise, Solventes, Reagentes, Métodos Analíticos e Estratégias Sintéticas; Química Verde para Produção de Energia, que abrange Combustíveis da Biomassa, Hidrogênio e Células a Combustível; Química de Materiais Renováveis, com os itens Biomassa, Materiais Desperdiçados, Reciclagem de CO2 e Uso Responsável da Biodiversidade; Engenharia Verde: Intensificação de Processos, Economia de Energia, Operações de Separação e Unidade e Redução do Uso de Água; Educação em Química Verde; e Engenharia que trata de Educação Formal e Informal e Ultrapassando a Educação. O sexto tópico vai abordar as Políticas Corporativas, Políticas Governamentais e Organizações Não Governamentais.

A programação relaciona dez palestras plenárias de pesquisadores do Brasil, China, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido. Dentre eles, dois representantes da Environmental Protection Agency (EPA) e o Prêmio Nobel de Química de 2001, Karl Barry Sharpless.

A definição de química verde compreende o desenvolvimento de produtos e processos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas, em um contexto científico, econômico e socioambiental mais sustentável.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site www.congresscentral.com.br/sbq/ufscar/icgc4, pelo e-mail icgc4@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8096.

Leia Também

Últimas Notícias