sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Rotatória do Cristo opera com semáforo “inteligente”

02 Fev 2012 - 15h11
0 - 0 -

A empresa DIGICON instalou, experimentalmente, na Rotatória do Cristo um sistema que torna os semáforos "inteligentes". Por meio de uma câmera de vídeo com sensor, o sistema detecta a presença de veículos nas vias e controla o tempo de abertura dos sinais. A parceria foi feita com a Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, sem custos para o município.

"O sistema é conhecido como laço virtual e tem a função de otimizar o tempo de semáforo", explica o secretário Nilson Carneiro. Outra função do equipamento é gerar dados sobre o tráfego, como número de veículos que passam pelo local.

O sinal verde é programado, inicialmente, com o tempo mínimo de abertura em uma das vias. No entanto, caso o sensor registre fluxo de veículo contínuo naquela via o próprio sistema, automaticamente, passa operar com o sinal verde em tempo máximo de abertura. E no caso do fluxo de veículo ser interrompido por três segundos o sistema abre imediatamente o sinal verde na via transversal. "O principal benefício do sistema é evitar tempo ocioso do sinal verde", ressalta Carneiro.

O conjunto de equipamentos desenvolvido pela DIGICON é composto por placa eletrônica e câmera de vídeo, além de sensores instalados no solo para a leitura do fluxo de veículo. A câmera de vídeo não registrará autuações, por exemplo, de motoristas que passarem no sinal vermelho.

"Foram instalados laços indutivos no solo e as informações podem ser consultadas pela Secretaria. Os dados nos auxiliam sobre o fluxo e velocidade média dos veículos que estão transitando nesta região 24h, se há saturação nos horários de pico, se a quantidade de faixas existentes é satisfatória, se é necessário tirar ou implantar faixa de estacionamento ou transformar em faixa de rodagem entre outros benefícios", detalha Carneira.

Ilson Bogni, supervisor da equipe de manutenção semafórica da Secretaria  Municipal de Transporte e Trânsito, lembra que as alterações, adaptações, melhorias na programação semafórica podem ser feitas a partir dos dados que chegam a central semafórica. "Hoje já existe também a transmissão de dados via GPRS, um módulo que é colocado no controlador semafórico onde é possível enviar as informações de programação da central já instalada", recorda Bogni.

http://media.saocarlosagora.com.br/_versions_/uploads/imagens/1-semaforo_site_s300.gifTancredo Neves - Na avenida Tancredo Neves, também na região do shopping, a Prefeitura contratou a empresa VZTEch para instalar equipamentos que vão analisar o volume de tráfego através de um detector veicular que funciona por laços indutivos (um fio disposto em forma retangular, quadrada, ou redonda que fica no interior do pavimento).

De acordo com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, a  empresa VZTEch está tentando desenvolver um equipamento móvel para que ele possa ser levado para novas vias ou deslocado para outros pontos da cidade.

Leia Também

Últimas Notícias