sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Revitalização e modernização da avenida São Carlos começa a ser feita

18 Out 2017 - 18h56
Revitalização e modernização da avenida São Carlos começa a ser feita -

Troca e instalação de semáforos, revitalização e modernização da sinalização vertical e horizontal, criação de um canteiro central. Essas são algumas das intervenções que serão feitas na avenida São Carlos dentro do Projeto de Revitalização e Modernização do Sistema Viário e de Sinalização. As obras começaram nesta semana e serão executadas com recursos do Detran/SP.

Os serviços que serão realizados foram desenvolvidos com o apoio de pesquisas realizadas pela USP em São Carlos. "A maior parte do investimento na avenida São Carlos será do Detran/SP, cerca de R$ 800 mil. Nós começamos o trabalho pela sinalização horizontal, vamos prosseguir com a sinalização vertical e em seguida faremos a troca dos semáforos. Não vamos apenas trocar os semáforos, mas ampliar o número de semáforos novos com indicador de tempo. As pesquisas realizadas na Universidade apontam, por exemplo, que semáforos com indicação de tempo aumentam em torno de 70% a segurança no cruzamento. O mesmo ocorre com faixas de segurança colorida", afirmou Coca Ferraz, secretário de Transporte e Trânsito.

As modificações começaram a partir da rua Sete de Setembro e vão até o cemitério Nossa Senhora do Carmo. A segunda etapa será da Major José Inácio até a Praça Itália. "Até o final do ano teremos uma nova avenida São Carlos com mudanças importantes, inclusive no sistema viário. Entre Praça Itália e a Raimundo Correia (Primeiro de Maio), faremos a construção de um canteiro central para permitir aos pedestres atravessar em duas etapas e diminuir os atropelamentos registrados naquela região", afirmou Coca Ferraz.

 

SEMÁFOROS - Ainda segundo o secretário Coca Ferraz, os semáforos antigos serão instalados em outras regiões da cidade já que o município tem um déficit de pelo menos 50 equipamentos. "Um estudo realizado pelos engenheiros da Secretaria apontou que temos cruzamentos que necessitam de semáforos. Hoje, a cidade tem 102 semáforos, enquanto Araraquara, que tem uma população menor, tem 180 cruzamentos semaforizados".

A Secretaria de Transporte e Trânsito também irá alterar o funcionamento do semáforo que fica no cruzamento da avenida São Carlos com a Eugênio de Andrade Egas. "O semáforo que fica no sentido bairro-centro fica verde permanentemente. Recebemos muitas reclamações de moradores, comerciantes e pedestres que não conseguem atravessar a avenida ou tirar seus veículos da garagem, principalmente em horários de pico. Vamos rever esse caso", disse Coca.

Para minimizar o impacto das obras no trânsito, a maioria dos serviços será executado no período da noite. 

 

Leia Também

Últimas Notícias