sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Projeto Horta na Escola faz sucesso entre as crianças

Outras 4 escolas terão uma horta a partir desse semestre

30 Jul 2019 - 18h41
Projeto Horta na Escola faz sucesso entre as crianças - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A aula na horta é uma festa. Independentemente da idade, todas as crianças do CEMEI “Professor Nilson Aparecido Gonçalves”, localizada no Jardim Embaré, participam do Projeto Horta na Escola e diariamente se desdobram nos cuidados com os canteiros.

“Eu jogo água todo dia, mexo na terra e também sei plantar, conta André, 3 anos. “Tem que ter sol e água e também carinho”, diz Miguel, 3 anos. “Eu gosto de por a mão no alface”, se diverte Duda, 3 anos. 

O projeto está sendo desenvolvido desde abril e conta com a participação dos familiares das crianças. “A escola tem no seu projeto pedagógico o trabalho de educação ambiental de um modo mais abrangente. A horta faz parte. As crianças participam desde o preparo da terra até a finalização da salada. Trabalhamos o compromisso social, meio ambiente e a alimentação saudável”, conta Vivian Priscila Messa, diretora do CEMEI.

Desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Secretaria de Educação, Diretoria Regional de Ensino e Electrolux, o projeto será implantado em outras 4 escolas durante o segundo semestre: CAIC, Benedito da Silva, Vicente da Rocha Keppe e Angelina Dagnone de Mello.

“O projeto visa não só a conscientização ecológica, mas a saúde e bem estar. As crianças acompanhando o crescimento, o desenvolvimento e a colheita das hortaliças conseguem visualizar todo o conceito de sustentabilidade. E dentro do conceito ambiental, você conscientiza de maneira geral a saúde, educação, condição de vida e melhoria ambiental”, explicou Isabela Pelatti, bióloga da equipe pedagógica da educação.

Para o professor e secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi, “a Horta na Escola é mais que um projeto de educação ambiental é um projeto de cidadania, uma vez que os alunos vão plantar, cuidar dos canteiros, acompanhar o crescimento da vegetação e colher, aprendendo dessa forma sobre meio ambiente e alimentação saudável”, disse.

E de volta a horta, encontramos a Duda, 3 anos, e uma lição “as verduras são muito saudáveis e fazem bem para a saúde”. O Miguel, 3 anos, comemora: “nossa horta está linda, vamos ter saladinha para comer”.

Leia Também

Últimas Notícias