sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura capacita profissionais que atuam no Cadastro Único

24 Ago 2011 - 16h54
0 - 0 -

Iniciou nesta terça-feira (23), em São Carlos, o treinamento para profissionais que atuam no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), sistema do Governo Federal que permite identificar e caracterizar famílias assistidas. O treinamento está sendo oferecido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, durante a semana toda, em uma sala do Hotel Caiçara.

Compareceram à capacitação aproximadamente 30 pessoas, incluindo profissionais de cidades vizinhas, como Porto Ferreira, Santa Rita do Passa Quatro e Descalvado.

De acordo com a Secretária de Cidadania e Assistência Social, Rose Mendes, a versão do programa que era utilizado para realizar os cadastros foi atualizada (passa a ser utilizada a Versão 7). Agora o sistema permite que os gestores tenham acesso online a todas as informações das famílias que recebem benefícios assistenciais, como o Bolsa-Família ou algum programa de complementação de renda. "O sistema está mais ágil e seguro", destacou a secretária.

O Cadastro Único possibilita conhecer a realidade socioeconômica das famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e também dados de cada um dos integrantes desse núcleo. As famílias inseridas no CadÚnico devem possuir renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de três salários mínimos no total. O treinamento recebeu a presença de técnicos da Divisão Regional do CadÚnico de Araraquara e representantes do Governo do Estado.

Aplicativo - O novo Sistema do Cadastro Único consiste em uma versão online na qual os gestores municipais poderão fazer a inclusão ou a manutenção, alteração e/ou exclusão dos dados das famílias diretamente na base nacional do Cadastro Único.

Com a implantação do novo Sistema do Cadastro Único, as bases locais deixarão de existir, bem como todas as atividades que atualmente os municípios precisam realizar para a operacionalização do Sistema offline, como extração de arquivos, transmissão para a base nacional e importação de arquivos-retorno.

Leia Também

Últimas Notícias