quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura capacita 48 monitores e motoristas do transporte rural de alunos

29 Jul 2010 - 08h19Por Redação São Carlos Agora

Tendo como meta o oferecimento de um transporte seguro e que transmita confiança aos pais e alunos, a Prefeitura de São Carlos acaba de realizar o treinamento semestral de 48 motoristas e monitores que fazem o transporte escolar de estudantes da zona rural para as escolas da cidade.

Sob coordenação da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, o treinamento orientou os motoristas e monitores dos ônibus da empresa prestadora do serviço sobre as normas de segurança que devem ser obedecidas durante os itinerários. Em São Carlos são percorridos, diariamente, 7 mil quilômetros para transportar alunos da zona rural nos períodos da manhã, tarde e noite.

Entre as orientações aos motoristas estiveram dicas sobre direção defensiva, para preservação da segurança dos alunos transportados; atenção ao itinerário e local correto de estacionamento dos ônibus nos portões das escolas; proibição de carona de pessoas não cadastradas no transporte escolar; entre outros procedimentos.

Já os monitores receberam orientações para recolher a carteirinha do aluno ao entrar no ônibus, por exemplo, acompanhar a frequência diária dos alunos, verificar a organização dos alunos nos bancos, se permanecem sentados e usando o cinto de segurança e orientá-los a só se levantar quando o ônibus estiver parado em frente à escola, entre outras atribuições.

A Prefeitura reafirma a importância dos pais aguardarem os alunos assim que deixam o ônibus nos pontos de parada para que possam ser levados pelos responsáveis em segurança até as suas residências.

Números – Segundo a Secretaria, são transportados diariamente 1.700 alunos da zona rural, com destino a 23 escolas, sendo 16 escolas da rede estadual e 7 da rede municipal, percorrendo 50 rotas nos períodos manhã, tarde e noite. Em cada rota há um monitor que acompanha os alunos, no destino casa-escola.

Leia Também

Últimas Notícias