Menu
domingo, 24 de janeiro de 2021
Cidade

Newton Lima é eleito relator da Subcomissão da Banda Larga

05 Out 2011 - 17h06
0 - 0 -

O deputado federal Newton Lima (PT-SP) foi escolhido pelo colegiado da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados relator da subcomissão especial que irá acompanhar as ações do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). A subcomissão foi instaurada na terça-feira, 4, durante reunião dos parlamentares envolvidos com o tema.

Na opinião de Newton Lima, não existe melhor momento para discutir o novo sistema de banda larga que está sendo implantado no País. "Concebido como política pública de Estado e direito essencial ao exercício da cidadania, o uso da internet pode contribuir fortemente para a redução das desigualdades sociais e regionais", elucidou o deputado.

Por considerar um tema de importância estratégica para o Brasil, o parlamentar adiantou que vai propor a realização de audiências públicas para que a sociedade, governo e empresários do setor possam participar do debate.

"A banda larga está para a nova economia como a energia elétrica esteve para a economia do século passado. Portanto, é uma tecnologia que serve de apoio ao desenvolvimento econômico e social", destacou Newton Lima.

Sobre o Plano: o PNBL, em fase de implementação pelo Executivo, prevê que a banda larga de 1 Mbps chegue a cerca de 35 milhões de domicílios até 2014, a um preço de R$ 35. Hoje, o serviço está disponível em 10,2 milhões de lares a um custo médio de R$ 96.

Até o final de 2014, 40 milhões de domicílios brasileiros deverão ter acesso à internet de alta velocidade. A previsão foi feita pelo ministro das

Comunicações, Paulo Bernardo, que também afirmou que a internet de alta velocidade deverá alcançar todas as sedes municipais progressivamente até 2014.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias