sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Ministério do Trabalho flagra trabalhadores em condições precárias

Eles prestavam serviços na construção de casas populares em São Carlos

04 Mar 2011 - 11h13

O Ministério do Trabalho em São Carlos flagrou nesta quinta-feira (5), trabalhadores em condições precárias em três alojamentos localizados no bairro Cidade Aracy.

O primeiro barracão, abrigado em uma casa, havia 20 trabalhadores no qual dividiam um banheiro sem chuveiro e sem lugar para fazer suas refeições.  Já o segundo era um salão, onde também havia cerca de 20 trabalhadores espalhados em beliches. Todos reclamaram das más condições, dos salários atrasados, da carteira de registro que não foi assinada e também de ameaças de morte.

Alguns metros do local, os fiscais encontraram outro alojamento com vários trabalhadores também em situação precária. No local havia goteiras e apenas dois banheiros para uso. De acordo com os trabalhadores dessa instalação, o pagamento e o registro em carteira estavam em ordem.

De acordo com as informações esse trabalhadores estão trabalhando na construção de casas populares da região Sul de São Carlos. A maioria veio do nordeste, principalmente dos estados do Piauí e Maranhão.

O Ministério do Trabalho irá convocar para essa sexta-feira (4) os representantes da construtora e das empresas que contrataram o serviço desses trabalhadores.  Após essa reunião será decidido à aplicação da multa trabalhista para os mesmos.

Em nota, a RPS Engenharia, responsável pelas obras, informou que os alojamentos não são de sua propriedade e não fazem parte do seu canteiro de obras e que os funcionários e os locais onde eles estavam abrigados são de responsabilidade de uma empresa terceirizada. Mesmo assim a empresa tomará ciência de todas e irregularidades e vai trabalhar para solucioná-las.

Leia Também

Últimas Notícias