sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos comemora seu primeiro aniversário

15 Dez 2011 - 17h15

Há um ano, precisamente no dia 14 de dezembro, o Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovava por unanimidade a criação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) em São Carlos (SP), antes vinculado como departamento à Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

A data foi comemorada ontem (14) pela comunidade do IAU na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Carlos (Aeasc). "Hoje é um momento de muita alegria para nós. É muito raro o Conselho Universitário da USP aprovar algo por unanimidade. Também estou muito contente porque este ano foi de muito trabalho, esforço, dedicação, com incorporação de pessoas novas ao nosso trabalho, de novos servidores, em um período que é sempre de muita dificuldade administrativa, a implantação de uma nova unidade", comemorou Carlos Alberto Ferreira Martins, diretor pro tempore do Instituto.

Ele destacou a responsabilidade decorrente do desafio de se manter e aprimorar os níveis de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão em Arquitetura e Urbanismo e, em paralelo, honrar a missão conferida ao novo Instituto pelo Conselho Universitário: ampliar a atuação da USP em São Carlos nas áreas de Ciências Humanas e Sociais.

 "O nosso projeto estratégico prevê a criação de três novos cursos de graduação. O primeiro deles é o curso de Geografia [os outros são História e Desenho Industrial]. Nós, já desde março deste ano, nomeamos uma comissão que vem trabalhando bastante sobre este tema. Hoje pela manhã mesmo tivemos uma reunião com a nossa comissão, com professores da área de engenharia ambiental, com professores da área de transportes, porque a nossa idéia é, até maio, levar ao Conselho Universitário, inicialmente ao conselho de graduação, a proposta completa do que deverá ser o primeiro curso da área de humanas de Ciências Sociais aplicadas de nossa USP em São Carlos", explicou o diretor do IAU.

Carlos Martins revela que a ideia é que seja um curso diferente dos modelos tradicionais. "Estamos montando ele. Temos a proposta de um curso de Geografia muito focado sobre os temas urbanos, sistemas territoriais e ambientais. Mesmo porque a cidade de São Carlos, pela sua localização geográfica, pela sua tradição na área científica, justifica a existência daquilo que nós estamos convencidos do que será núcleo de referência em termos de políticas públicas na área urbana, territorial e ambiental", ressalta Martins.

O diretor também lembrou no evento que o trabalho administrativo de consolidação do IAU em 2011 não consumiu toda a energia da sua coletividade. "É muito bom chegar ao final e ver tudo o que a gente fez de bom, de importante, os prêmios que os nossos alunos receberam de graduação, de pós-graduação, um número significativo de professores visitantes estrangeiros", finalizou.

Leia Também

Últimas Notícias