sexta, 26 de abril de 2024
Educação

ICMC anuncia tese de doutorado vencedora do Prêmio Gutierrez 2021

Trabalho defendido em 2020 receberá premiação em cerimônia virtual que acontecerá no próximo dia 27 de setembro

22 Set 2021 - 07h01Por Henrique Fontes
O aluno premiado concluiu, em 2015, o Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas - Crédito: DivulgaçãoO aluno premiado concluiu, em 2015, o Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas - Crédito: Divulgação
A tese de doutorado defendida por Leonardo Francisco Cavenaghi foi eleita a vencedora do Prêmio Gutierrez 2021, promovido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A cerimônia de premiação será realizada na próxima segunda-feira, 27 de setembro, às 14 horas, de forma virtual, e terá transmissão ao vivo pelo canal ICMC TV no Youtube.
 
Intitulada Deformações Métricas e Aplicações, a pesquisa foi realizada no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. Sob orientação do professor Llohann Dallagnol Sperança, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o trabalho foi finalizado em 2020 e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
 
O aluno premiado concluiu, em 2015, o Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o mestrado, em 2018, na mesma instituição. Além disso, Leonardo realizou estágio de pós-doutorado em matemática na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob a supervisão do professor João Marcos do Ó. Atualmente, faz pós-doutorado em matemática na University of Fribourg, na Suíça.
 
A cerimônia de premiação faz parte do XI Workshop de Teses e Dissertações em Matemática (WTD) do ICMC, que acontece de 27 a 29 de setembro de forma virtual.
 
Sobre o Prêmio – Concedido anualmente, o Prêmio Gutierrez foi criado em 2009 para homenagear o pesquisador peruano Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon (1944-2008). O objetivo é reconhecer a melhor tese defendida e aprovada na área de matemática no Brasil, no ano anterior ao ano da premiação, considerando os quesitos originalidade e qualidade.
 
Gutierrez chegou ao Brasil em 1969 para estudar no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), onde se tornou mestre e doutor em matemática. Nessa instituição, na qual trabalhou até 1999, começou como professor assistente e chegou à posição de titular. Durante o período, visitou  importantes centros de pesquisa em matemática, como a University of California, em Berkeley, e o California Institute of Technology. Após deixar o IMPA, ele atuou como professor titular no ICMC, contribuindo com a fundação e organização do grupo de pesquisa em Sistemas Dinâmicos. Em sua carreira, publicou mais de 70 artigos, orientou sete alunos de doutorado e 20 de mestrado.

Leia Também

Últimas Notícias