sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Grupos de apoio auxiliam nos tratamentos do Hospital Universitário da UFSCar

10 Out 2016 - 13h08Por Redação
Foto: Arquivo/SCA - Foto: Arquivo/SCA -

Além de médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros, o Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar) conta com uma equipe multidisciplinar composta por terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social e nutricionista que atuam de forma integrada para garantir um melhor atendimento ao paciente e à família.

O HU-UFSCar possui três grupos de apoio. O Grupo de Pais é destinado aos pais e/ou responsáveis das crianças da Enfermaria Pediátrica do Hospital. Tem como objetivo refletir e dialogar sobre temas como relacionamento entre pais e filhos, estratégias de educar tendo como foco a saúde da criança, desenvolvimento infantil e emocional, além de direitos e deveres da criança. É coordenado pela assistente social, psicóloga e terapeuta ocupacional.

O Grupo de Cuidadores é destinado aos acompanhantes dos pacientes hospitalizados. Visa minimizar os impactos negativos na vida do cuidador e potencializar os aspectos positivos da tarefa de cuidar, auxiliando-os a criar e buscar estratégias para autocuidar-se, além de ser um espaço de compartilhamento de angústias, dúvidas, incertezas e orientações de cuidado após alta hospitalar. É coordenado pelo Serviço de Terapia Ocupacional do Hospital.

E o Grupo de Orientação de Terapia Nutricional Enteral (GOTNE), que é destinado aos acompanhantes/cuidadores de pacientes em uso de sonda para alimentação. Objetiva orientar, sob todos os aspectos de cuidado, os pacientes e cuidadores envolvidos na terapia nutricional enteral por sonda desde a indicação, preparo, manuseio, até administração da dieta enteral. Participam do grupo a equipe de fonoaudiologia, enfermagem, nutrição e serviço social.

"Os grupos de apoio do HU-UFSCar constituem-se em um espaço de auxílio, acolhimento, reflexão, fortalecimento, troca de experiências e aprendizado aos pacientes, familiares e cuidadores durante a internação hospitalar. Busca-se assim, ampliar o olhar e o cuidado a essas pessoas durante um momento de fragilidade, medo e insegurança", explica Adriana Sanches Garcia de Araújo, chefe da Unidade de Atenção Psicossocial.

Além dos grupos de apoio, o Hospital Universitário conta com dois espaços destinados aos pacientes internados na Pediatria. A Classe Hospitalar tem o intuito de acompanhar pedagogicamente crianças e adolescentes internados no HU-UFSCar, dando acesso a uma porção saudável de sua vida, que é o contato com o ambiente escolar. Neste espaço são desenvolvidas atividades educativas, lúdicas e recreativas, proporcionando a construção de competências cognitivas, motoras, sociais e emocionais, além da continuidade dos estudos.

O outro espaço é a Brinquedoteca Hospitalar, um espaço lúdico que contribui para quebrar a caracterização de que o hospital é predominantemente voltado para diagnósticos e tratamentos. Preserva a saúde emocional da criança por meio de oportunidades para o brincar, proporcionando atividades que favorecem um estado de espírito mais saudável, diminuindo o temor pela internação hospitalar, além de oferecer continuidade à estimulação do desenvolvimento da criança.

Leia Também

Últimas Notícias