sábado, 11 de maio de 2024
Cidade

Funcionários da UFSCar protestam contra a derrubada de árvores para a ampliação do campus

11 Set 2013 - 17h25
Foto: Milton Rogério / SCA - Foto: Milton Rogério / SCA -

Cerca de 30 funcionários da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizaram nesta quarta-feira (11) uma manifestação contra a derrubada de árvores para a construção de um novo prédio no campus.

A expansão do Centro de Educação e Ciências Humanas, que tem o valor divulgado em uma placa no local de R$ 2,2 milhões tem causado revolta às pessoas.

"Trabalho na UFSCar, e para nossa surpresa e consternação, na segunda-feira ficamos sabendo que grande parte deste verde que fica na entrada sul do campus está prestes a acabar. Vão derrubar árvores para construir paredes", reclamou ela.

Hoje, os funcionários fizeram um protesto e de mãos dadas deram um abraço nas árvores que estão marcadas para serem retiradas do local. Além disso, expuseram cartazes contra a derrubada das arvores. Eles afirmam ainda que vão acionar o Ministério Público para tentar barrar a obra.

Uma servidora, que entrou em contato com a nossa reportagem, indaga que a madeira das árvores tem um alto custo e que, se retiradas, ela quer saber para onde vai o valor arrecadado com a venda. "Estamos de olho e queremos respostas. Falo em nome dos funcionários e alunos da UFSCar", indagou ela.

Em nota a imprensa, a assessoria da UFSCar informou que obteve autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para a retirada de algumas árvores, entre elas eucalipto e palmeiras. Para a compensação ambiental 180 mudas de espécies nativas serão destinadas para o plantio em área urbana. Eles explicaram ainda que as palmeiras que serão retiradas do local serão transferidas para outras áreas dentro do campus.

Leia Também

Últimas Notícias