Menu
sábado, 08 de agosto de 2020
Segurança Pública

Em solenidade, 50 armas são entregues para a Guarda Municipal

12 Nov 2019 - 16h19Por Marcos Escrivani
Em solenidade, 50 armas são entregues para a Guarda Municipal - Crédito: Maycon Maximino Crédito: Maycon Maximino

Com a presença do prefeito municipal Airton Garcia (PSB), do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Samir Gardini e do comandante da Guarda Municipal, Michael Yabuki, aconteceu na tarde desta terça-feira, 12, na base da corporação, na Avenida Bruno Ruggiero, no Jardim Santa Felícia, a entrega de 50 armas calibre 380 da marca Taurus. O investimento atingiu R$ 200 mil.

A motivação em armar a Guarda Municipal é no sentido de dar mais suporte para os soldados no combate a criminalidade e proporcionar sensação de segurança para a população.

Em sua fala, Garcia disse que a GM faz um grande serviço e é bem avaliada pela população. “Eles merecem pelo trabalho que fazem”, disse o prefeito. “E a integração entre GM, Polícia Militar é uma parceria que só melhora a segurança. Isso fica evidente nos índices de criminalidade de São Carlos que são baixos.

Michael Yabuki, comandante da GM, explicou que essas pistolas serão utilizadas para o armamento dos agentes da corporação. “Nós já temos 60 revólveres calibre 38 que foram doados para São Carlos pela Prefeitura de Campinas, por meio da Academia da Guarda Municipal de Campinas Drº Ruyrillo de Magalhães, com mais essas pistolas já são 110 armas, porém ainda não é o suficiente para todos os guardas ter a carga da arma, mesmo que em alguns postos uma arma poderá ser repassada de um turno para outro. Hoje, descontando licenças e férias temos 150 agentes, porém a Secretaria de Segurança Pública já programou a aquisição de mais pistolas”.

Yabuki ressaltou, ainda, que neste momento somente foi realizada a entrega do material. “O processo de armamento continua, estamos na etapa final do convênio com a Polícia Federal, faltando apenas mais um curso presencial prático de tiro. Acreditamos que no início do próximo ano a arma institucional já estará sendo portada pelos guardas municipais”, finalizou o Comandante da GM agradecendo o apoio do prefeito e do secretário de Segurança Pública.

TUSCA

Presente ao evento, Gardini teceu comentários elogiosos sobre a entrega das armas para a GM e, paralelamente, focou o trabalho que será feito na Tusca que acontece esta semana em São Carlos.

“A prioridade é preservar a ordem pública. Vamos fazer um trabalho preventivo para evitar a bagunça”, garantiu.

Segundo ele, administrativamente a Secretaria de Transportes e Trânsito estará disponibilizando agentes. “A Guarda Municipal, bem como a PM, através da Atividade Delegada criaram um grupo de trabalho para evitar transportes clandestinos. Queremos que o evento transcorra da melhor maneira possível, pois é importante para a cidade e tem se profissionalizado nos últimos anos. Teremos uma equipe multidisciplinar que irá trabalhar ativamente”, garantiu Gardini.

GUARDA MUNICIPAL

A Guarda Municipal de São Carlos foi criada pela Lei Municipal Nº 12.895 de 31 de outubro de 2001, porém iniciou suas atividades em 2003. Com 18 anos de criação e 16 de prestação de serviço, a GM conta 164 agentes no total, possui uma Central de Monitoramento com 24 câmeras, um posto fixo ao lado do Cemitério Nossa Senhora do Carmo e via sistema de alarme monitora locais públicos, além de manter o canil, sendo a instituição em São Carlos que possui cães para auxiliar em operações policiais.

 

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias