sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

CVV comemora 50 anos de trabalho no Brasil, mas posto de São Carlos corre o risco de fechar por falta de voluntários

09 Fev 2012 - 14h19

O CVV - Centro de Valorização da Vida é uma das organizações não-governamentais mais antigas do Brasil. Fundada em 1962 por um grupo de voluntários, foi reconhecida como entidade de utilidade pública federal pelo decreto lei nº 73.348 de 20 de dezembro de 1973.

Sua atuação baseia-se essencialmente no trabalho voluntário de milhares de pessoas distribuídas por todas as regiões do Brasil. É associado ao BefriendersWorldwide, entidade que congrega instituições de apoio emocional e prevenção do suicídio em todo o mundo.

Em 2004 e 2005 fez parte do Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde para definição da Estratégia Nacional para Prevenção do Suicídio. Sua principal iniciativa é o Programa de Apoio Emocional realizado pelo telefone, chat, e-mail, VoIP, correspondência ou pessoalmente em vários postos do país

Trata-se de um serviço gratuito, oferecido por voluntários que se colocam disponíveis à outra pessoa em uma conversa de ajuda e preocupados com os sentimentos dessa pessoa sem interferência ou julgamento e respeito ao anonimato, mantendo sigilo sobre o conteúdo do atendimento.

Desde 2003 em São Carlos o posto já chegou a atender 24 horas por dia em todos os dias da semana, porém hoje, sem atendimento, corre o risco de fechar por falta de voluntários.

Pela comemoração dos 50 anos do trabalho no Brasil em março acontecerá um curso em diversas cidades da região com intuito de trazer novos voluntários para o trabalho. O Posto CVV de São Carlos aproveitará a data para realizar o Programa de Seleção de Voluntários na cidade, essa é a chance de São Carlos de reativar o trabalho de atendimento via telefone.

As datas e horários dos cursos seguem a seguir:

01/03 (Quinta-feira) a partir das 19h30min
03/03 (Sábado) a partir das 13h30min

Local: Câmara Municipal de São Carlos
Rua 7 de Setembro, nº 2078, São Carlos - SP
Inscrições pelo Fone: 16 3201 4669

Para se tornar um voluntário, basta ter mais de 18 anos, dispor de pelo menos 4 horas por semana e ter o espírito de ajuda ao próximo.

Leia Também

Últimas Notícias