quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Comerciante do Ano e Homenageado receberão títulos na Câmara

29 Jul 2010 - 09h58Por Redação São Carlos Agora

A Câmara Municipal de São Carlos realiza uma sessão solene nesta sexta-feira (30) para a entrega oficial dos títulos de "Comerciante do Ano" ao  diretor da Javep Veículos, Antonio Carlos Pelegrina, e de "Comerciante Homenageado do Ano" ao diretor da Auto Escola Mazola, Dorival Antonio Mazola Penteado. A solenidade, que atende à Lei Municipal 7435, de 1975, será realizada no Edifício Euclides da Cunha às 20h.

O “Comerciante do Ano” Antonio Carlos Pelegrina é o diretor-presidente da JAVEP – Veículos, Peças e Serviços desde dezembro de 1969, quando aos 23 anos de idade, adquiriu a concessionária Chevrolet – que hoje mantém unidades em Jaú, São Carlos, Marília, Garça e Barra Bonita. Natural de Jaú, tem 64 anos. Iniciou sua vida profissional aos 14 anos, como comprador e vendedor de veículos. Apenas nove anos mais tarde se tornaria um empresário do setor. Técnico em contabilidade formado pela Academia Horácio Berlink, de Jaú, Pelé formou-se bacharel em Direito pelo Instituto Toledo de Ensino de Bauru em 1972.Além do comércio de veículos peças e serviços com a JAVEP, desde 1999 atua no ramo de locação de automóveis através da AGP2–Locadora e Prestadora de Serviços.Ltda, com sede em Jaú.Desde junho de 2009 é também diretor da empresa Alcutar Empreendimentos e Participações, no ramo de aluguel, compra e venda de imóveis.

O “Comerciante Homenageado do Ano”,Dorival Antonio Mazola Penteado, é diretor da Auto Escola Mazola e vereador em São Carlos. Nascido em Ibaté, tem 63 anos. Mudou-se para São Carlos em 1958 e ganhou o apelido inspirado no jogador da seleção, durante jogos de futebol na escola infantil Conego Manoel Tobias, na Vila Nery.Trabalhou como entregador de pães aos 11 anos, auxiliar de marcenaria aos 14 e manobrista, dos 19 aos 24, quando convidado pelo amigo Zezinho De Meo foi contratado para trabalhar no Hotel Ferraretto, depois Hotel Vila Rica (atual sede da Prefeitura).Em 1975 suas atividades como instrutor de Auto Escola na Auto Escola Mancuso, no ano seguinte comprou a Auto Escola Mimo em sociedade com  Luiz Geraldo Nineli e em  1980 montou a Auto Escola Mazola que hoje conta com 33 colaboradores.Também exerceu a função de servente escolar concursado,formou-se técnico em contabilidade e professor de Geografia, História, Estudos Sociais e Pedagogia. Lecionou Geografia na rede estadual de ensino e por 12 anos foi diretor das escolas estaduais Aracy Leite Pereira Lopes e Orlando Perez, onde se aposentou em 2000 por tempo de serviço.

Iniciou na vida pública em 1982 e atualmente é vereador no sexto mandato, tendo sido presidente a Câmara Municipal (1993-1994) e ocupado vários cargos na Mesa Diretora e Comissões Permanentes.

Escolha dos homenageados – Conforme determina a Lei Municipal No. 7435, de 23/4/1975, o “Comerciante do Ano”, é apontado entre os lojistas que se destacam nas atividades comerciais nos últimos anos. Já o “Comerciante Homenageado” é escolhido  entre os comerciantes veteranos, atuantes há mais de 20 anos no comércio da cidade e com efetiva contribuição ao desenvolvimento do setor.A escolha é feita pela Associação Comercial de São Carlos e Sindicato do Comércio Varejista, estabelecendo aos homenageados a entrega de medalhas de ouro com o brasão do Município e respectivas dedicatórias conferidas pela Câmara Municipal.

Leia Também

Últimas Notícias