sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Cicloturistas pedalam 300 quilômetros pelo Circuito Vale Europeu

15 Set 2016 - 13h20
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Um grupo de vinte cicloturistas de São Carlos teve uma oportunidade única, ao percorrerem aproximadamente 300 quilômetros de maravilhosas paisagens que integram o Circuito Vale Europeu, localizado em Santa Catarina.

A aventura aconteceu de 6 a 11 de setembro, onde foi possível os participantes observar a cultura europeia bem marcante em toda a região além também de sua gastronomia.

O circuito tem início e término na cidade de Timbó, a cerca de 30 km de Blumenau. O percurso pode ser dividido em parte alta e parte baixa que acompanha o vale dos rios, indo de Timbó até Rodeio. Possui subidas e descidas e retorna sempre a uma altitude pouco maior do que a do nível do mar. Por estas características de relevo, pode ser feito por pessoas que possuam um condicionamento físico razoável e uma certa experiência com bicicleta.

Na parte alta, o circuito sobe a serra em direção às represas, que ficam a cerca de 700 metros de altitude. É uma região um pouco mais isolada, onde a natureza está muito presente. São frequentes os trechos em que uma estradinha estreita se embrenha na mata e permite que o cicloturista fique muito próximo aos pássaros e outros pequenos animais. O relevo é mais acentuado e exige um bom preparo físico para enfrentar alguns desafios como os longos trechos de subida, e uma certa experiência em cicloturismo, uma vez que o roteiro cruza locais menos habitados.

"Além dos já consagrados roteiros de cicloturismo, estamos sempre em busca de novas oportunidades aos nossos Amigos e Clientes, para que todos possam aproveitar a qualidade de vida oferecida através da bicicleta" disse o comerciante Mauro Sérgio da Quinta, que organizou o passeio.

De acordo com ele, cs Cicloturistas contaram com toda estrutura oferecida pela Rios Bike, translados de ida e volta (São Carlos/ Timbó), carretinha específica para transporte com segurança das bicicletas, carro de apoio durante o percurso para transportes de bagagens e qualquer eventualidade que poderia ter ocorrido com o ciclista ou sua bike, guias experientes pedalando junto com o grupo durante todo o percurso e "bike anjo" fechando o grupo (ninguém fica para trás). "Nosso objetivo é promover um cicloturismo o mais seguro e prazeroso possível a todos", complementou Mauro.

O Circuito Vale Europeu encantou os cicloturistas e de acordo com o comerciante passa agora a fazer parte do cronograma anual, com data marcada para abril de 2017 (dos dias 17 a 23).

MAIS PASSEIOS

O cronograma de cicloturismo não pára. Os próximos roteiros serão Caminho dos Anjos (Sul de Minas/Serra da Mantiqueira) no período de 12 a 16 de outubro e Caminho da Fé no período de 29 de outubro a 5 de novembro. Inscrições e maiores informações poderão ser obtidas na Rios Bike (Avenida Comendador Alfredo Maffei, 1387) ou pelos telefones 16-33077601/16-997671901 (what's app/Mauro)

Leia Também

Últimas Notícias