sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Campanha 3 Bichos segue em escolas municipais e estaduais

24 Set 2015 - 21h48
0 - 0 -

A Divisão de Vigilância Epidemiológica, em parceria com o Centro de Atendimento de Infecções Crônicas, as Unidades de Saúde da Família (USFs) e o Programa de Saúde na Escola (PSE) segue com a Campanha 3 Bichos do Ministério da Saúde, que tem como objetivo eliminar Hanseníase, Tracoma e Geomintíase (verminose). Até o momento 1.100 alunos de 5 a 15 anos de Escolas Estaduais e cadastradas no Programa de Saúde na Escola (PSE), realizam os exames de tracoma com resultados satisfatórios. A incidência da doença está abaixo de 0,5% no município.

Classificada pelo Ministério como doença dos nervos, a Hanseníase é uma infecciosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae e acomete principalmente a pele e os nervos periféricos. Já a Tracoma é considerada uma doença dos olhos como maior causa de cegueira em adultos, afeta a conjuntiva, córnea e pálpebras, levando a uma inflamação crônica. Os sintomas iniciais são lacrimejamento, descarga muco purulenta e irritabilidade ocular, a detecção da doença consiste na realização de um exame ocular. E por último, a Geomintíase rotulada como doença da barriga, constitui um grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem e são causadas principalmente pelo Ascaris lumbricóides, Trichuris trichiuria e pelos Ancilostomídeos.

A campanha teve início no último dia (8) e deve seguir até o mês de outubro, a intenção é que 8.661 alunos sejam avaliados para a Hanseníase, 1.750 alunos nos exames de Tracoma e Geomintíase. “Estamos satisfeitos em desenvolver as atividades nas escolas com apoio das equipes Unidades de Saúde da Família e diretores das escolas. Mais satisfeitos ainda, pelos resultados satisfatórios de baixa incidência das doenças”, conclui a chefe da Vigilância Epidemiológica, Márcia Pallone.

Leia Também

Últimas Notícias