sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Barba inaugura Bioma da Planície Patagônica no Parque Ecológico

13 Out 2011 - 16h32
0 - 0 -

O prefeito Oswaldo Barba inaugurou na manhã desta quarta-feira (12), em comemoração ao Dia da Criança, no Parque Ecológico de São Carlos "Dr. Antonio Teixeira Vianna", o Bioma da Planície Patagônica. O Parque está comemorando 35 anos de atividades.

A cerimônia que foi acompanhada por centenas de visitantes contou ainda com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, do vice-prefeito Emerson Leal, do ex-deputado federal, Lobbe Neto, que destinou recursos de emenda parlamentar, via Ministério do Turismo, dos vereadores Laídes das Graças Simões e Marquinho Amaral, do secretário municipal de Serviços Públicos, Nivaldo Sigoli, de representantes de empresas parceiras que colaboraram com a construção do novo ambiente do Parque, como o gerente da unidade São Carlos da Volkswagen, Andreas Hemmann, do gerente de engenharia de Aplicações e Vendas da Tecumseh do Brasil, Satoshi Takashiki, do proprietário da Charanguinha Confecções, Adilson Floriano.

A nova área do Parque ocupa mais de 10 mil metros quadrados, abrigando vários recintos temáticos com animais desta região como pinguins, lhamas, guanaco, condor andino, entre outros. O Bioma é uma homenagem à Patagônia, importante ecossistema da América do Sul e que tem um clima que varia de altas temperaturas a forte umidade.

Assim que foi liberada para a visitação, o local mais procurado foi o pinguinario, cuja temperatura é climatizada para o Pinguim de Magalhães, que ocorrem no cone Sul da América e nas ilhas próximas à Antártida.

O prefeito destacou que a administração municipal investe cerca de R$ 1,5 milhão por ano para manter o Parque Ecológico, e que o local recebe mais de 200 mil visitantes anualmente. Para ele, o fato do Parque estar organizando seu acervo de animais por Biomas, criando ambientes específicos, vai proporcionar ao visitante, em especial aos estudantes, uma maior compreensão do ambiente, facilitando práticas de educação, conservação e lazer.

Ainda de acordo com o prefeito, o Parque tem contado com um apoio fundamental de parceiros, como é o caso da ONG Sociedade de Amigos do Parque Ecológico de São Carlos (SAPESC). "Agradeço aqui os parceiros que contribuem para que tenhamos um espaço tão agradável como esse, um dos mais visitados da nossa cidade. E mais, o nosso Parque Ecológico é um dos únicos zoológicos do país a especializar-se em manejo de fauna da América do Sul, em especial as espécies ameaçadas do Brasil. Por isso é um orgulho para os são-carlenses", concluiu Barba.

Leia Também

Últimas Notícias