sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Aprovado projeto que autoriza criação de núcleo antidrogas nas escolas

07 Fev 2011 - 17h57

A Câmara Municipal aprovou o projeto de lei do vereador Julio Cesar (DEM) que autoriza a criação dos Núcleos de Operação Preventiva ao Uso de Álcool e Drogas (NOP), nas escolas de ensino fundamental da rede pública municipal.

Conforme o projeto, a criação do NOP nas escolas de ensino fundamental da rede pública municipal tem como objetivo de formar no âmbito da comunidade escolar uma rede permanente de prevenção ao uso de drogas e álcool.

Cada núcleo terá como missão a difusão de informações e idéias preventivas sobre as drogas centradas no ser humano e nas maneiras saudáveis de se viver. ”As linhas de ação dos núcleos de prevenção estão centradas, no desenvolvimento e crescimento pessoal, na descoberta de habilidades, na difusão de informações e na promoção da vida”, destaca o parlamentar.

Os núcleos do NOP serão formados por professores, voluntários, pai de alunos, alunos e funcionários, sendo que os mesmos não terão remuneração, constituindo seus serviços de relevante cunho social e, ainda, não gerando despesas ao município.

“O trabalho antidrogas deve ser continuo e sua abordagem não pode se restringir apenas às informações quanto à composição química das substâncias e as suas relações com o corpo humano, o enfoque deve ser mais amplo”, observa Júlio César. “O jovem tem que ser estimulado a aprender a se relacionar consigo mesmo, a resolver seus conflitos internos, a criar perspectivas de vida saudável”.

“A educação deve quebrar as barreiras do ensino, deve ser uma fonte de conhecimentos intelectuais e ao mesmo tempo, uma fonte de desenvolvimento da dimensão social de cada indivíduo”, finaliza.

 

Leia Também

Últimas Notícias