sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Alunos de cursinhos populares recebem curso intensivo sobre memorização para vestibular

30 Set 2017 - 07h10Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Neste sábado, 30, das 8h às 12h, no Bloco Didático de Medicina do Campus da USP de Ribeirão, os alunos de cursinhos populares da região vindos da rede pública vão receber o palestrantes Arthur Teixeira Carvalho para uma aula intensiva do curso de memorização para vestibular.

O palestrante é aluno do terceiro ano do curso de Medicina da USP Ribeirão e realiza esse projeto social de forma voluntária para passar para os alunos que estão estudando para tentar uma vaga no curso de Medicina seu aprendizado através de técnicas desenvolvidas por ele para ajudar a treinar a memória, controlar a ansiedade, o nervosismo e com isso obter mais confiança para fazer a prova considerada uma das mais difíceis para ingressar na Faculdade.

Na aula, antes os alunos passaram por um vestibulinho para conseguir participar do curso devido a grande procura. No total 100 alunos foram classificados para ter esse benefício que pode significar vencer o desafio do vestibular que já começam em novembro.

A estrutura do curso está baseada em três pilares principais. O primeiro deles são as técnicas mnemônicas utilizadas no Campeonato Mundial de Memória, porém aplicadas ao ambiente e conceitos de vestibular. O segundo ponto é o estudo eficiente  com a exposição de métodos e realização de oficinas práticas entre elas Técnica de Feynman, Cornnel, resumos eficientes, mapas mentais, " flash cards" e outras. Além da estruturação de estratégias de estudos e revisão eficazes para provas vestibulares.

Pioneiro na região Arthur Carvalho montou o Curso de Memorização para o Vestibular. Ele é o organizador do Instituto da Memória de Ribeirão Preto ( IME-RP) e mesmo estudando resolveu ajudar os alunos de cursinhos criando esse projeto

Na última quinta-feira Arthur Carvalho, que é filho do Dr. Carlos Alberto Carvalho coordenador do setor de Medicina Hiperbárica da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, esteve aqui na cidade participando do programa de rádio do radialista José Antônio na rádio universitária dentro do quadro assunto do dia. No programa com duração de uma hora Arthur comentou que está formando uma turma para dar o curso aqui em São Carlos mas ainda sem data definida. Ele disse também que está aberto a dar o curso de memorização para escolas da rede pública da cidade.

Durante o programa além de falar sobre o conteúdo do seu curso, Arthur destacou um ponto muito importante que é saber como cuidar de sua saúde mental: " muitas vezes a gente se preocupa em cuidar da parte física que também é salutar, mas esquece de exercitar a mente com estratégias para desenvolver  o controle da inteligência emocional; ter uma boa saúde mental significa manter as habilidades para ajudar a enfrentar o envelhecimento, sabe lidar com as doenças do corpo e ter uma velhice saudável  com uma boa memória para evitar os lapsos de memória que com o tempo se tornam mais frequentes; esse é um tópico que se utiliza também no curso de memorização"; explicou Arthur Carvalho.

SERVIÇO

Curso memorização para vestibular

Dia:  30 de setembro

Horário: 8h às 12h

Local: Campus USP Ribeirão / Bloco Didático do curso de Medicina

Contato: Arthur.teixeira.carvalho@usp.br

Telefones: (11) 996474510 (whatsapp)

Facebook/ instituto da memória

Site arthur.carvalho.org

Leia Também

Últimas Notícias