segunda, 22 de abril de 2024
Cidade

Aeroporto de São Carlos terá hangar para formação de piloto para dirigíveis

24 Abr 2015 - 19h49
0 - 0 -

Dando continuidade ao processo de implantação da segunda fase da fábrica de dirigíveis em São Carlos, o prefeito o prefeito Paulo Altomani, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Luis Antonio Panone, se reuniu na tarde desta sexta-feira (24), com o gerente administrativo da Airship do Brasil, Guy Rocha e outros representantes da empresa, para conhecer o projeto final de construção de um hangar voltado para formação de pilotos.

Com previsão para ser construído dentro do Aeroporto Estadual Mário Pereira Lopes, o hangar de 2.400 m² consolida ainda mais o interesse e permanência da empresa de dirigíveis na cidade. “É mais um avanço na realização de um sonho. A parceira com o município e com o Estado está sendo essencial para viabilizarmos o centro de formação de pilotos, tripulação e pessoal de solo. Nosso próximo passo, é levar aos diretores da Airship e da Transportes Bertolini a atual realidade e traçar nossos objetivos”, disse Guy.

Para viabilizar o projeto ainda neste ano, a Airship já realizou uma tomada de preços com empresas de engenharia capazes de construir o hangar que terá 20m de altura, 40m de largura e 60m de comprimento. Depois de pronto, o local permitirá a montagem de um dirigível específico para o treinamento dos pilotos, com capacidade de transportar peças de até três toneladas. A empresa ainda prevê a terceira etapa de expansão, que será uma unidade fabril de dirigíveis.

O processo para a implantação do hangar dentro do Aeroporto Estadual já foi discutido e teve parecer favorável em reunião realizada no começo do mês no Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP), ocasião na qual também foi discutido o processo de internacionalização do aeroporto. “Estamos tendo reuniões extremamente produtivas com a percepção cada vez mais clara de que a Ariship se consolida na cidade. A primeira das três etapas já está em pleno funcionamento na cidade, estamos empenhados e avançando para tornar esse polo aeronáutico em realidade”, afirmou Panone.

Durante a apresentação do projeto de expansão, Altomani parabenizou os representantes da empresa e o secretário de Ciência e Tecnologia, por mais uma conquista para a cidade. “Quero agradecer a confiança que todos da Airship depositaram em nossa cidade, e parabenizar o entrosamento do Panone com o governo do Estado, que culminou nesta reunião em que a empresa hoje, manifesta positivamente o interesse de implantar a segunda fase dentro do aeroporto, em regime de concessão com o Estado”.

Com a consolidação desta segunda fase da Airship do Brasil, o município de São Carlos será o primeiro do mundo na formação de pilotos para dirigíveis.

Também participaram da reunião realizada no gabinete do prefeito no Paço Municipal, o coordenador administrativo, Caio Freitas, o gerente de suprimentos, Arno Shwantes e o gerente de infraestrutura, Andrey Joaquim.

Leia Também

Últimas Notícias