sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

300 merendeiras recebem capacitação em segurança alimentar

03 Fev 2011 - 16h58

As merendeiras da rede municipal e estadual de São Carlos trocaram as tradicionais cozinhas das escolas pelo auditório Bento Prado da Prefeitura de São Carlos nesta quinta-feira (3) para aprender um pouco mais sobre a segurança alimentar. A capacitação foi programada para acontecer neste período que antecede o início das aulas na rede municipal, que será no dia 14.

Até a próxima quarta-feira (9), 300 profissionais, responsáveis pela merenda escolar de cerca de 30 mil alunos, participarão de mais uma capacitação promovida pela Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. Durante cinco dias as merendeiras aprenderão sobre a importância da alimentação saudável, sobre a alimentação materno-infantil, a manipulação de carnes, os alimentos processados, as boas práticas de alimentação, entre outros temas.

A abertura do evento contou com a presença do prefeito Oswaldo Barba, do vice-prefeito Emerson Leal, da secretária municipal de Agricultura e Abastecimento Regina Bortolotti, da dirigente regional de ensino Débora González Costa Blanco e da presidente do Conselho de Alimentação Escolar Joana Ravena.

Durante a capacitação, Regina falou sobre o trabalho da Secretaria para oferecer uma alimentação de qualidade nas escolas. Ela destacou que grande parte dos alimentos da merenda são adquiridos de agricultores familiares cadastrados nos programas Compra Direta Local (PAA -Programa de Aquisição de Alimentos) e Aquisição de Gêneros para a Merenda Escolar (Resolução nº 38 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Com esta iniciativa, a Prefeitura gera empregos e renda para os agricultores e também oferece produtos frescos e de excelente qualidade para a merenda escolar.

Importância da Merenda
Segundo o prefeito Barba, a merendeira é tão importante para a Educação quanto os outros profissionais que trabalham na escola. “Geralmente, quando se fala em educação, logo se pensa no professor. Eles são importantes, mas as merendeiras também exercem um trabalho de destaque. Vocês são as responsáveis por pegar os produtos dos agricultores familiares e transformar em uma alimentação deliciosa e nutritiva”.

Barba lembrou que nesta área de merenda escolar, a Prefeitura de São Carlos é exemplo para outras cidades. “Por todo este trabalho, a Prefeitura já ganhou em 2009 o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar. Em 2010 nosso trabalho foi novamente reconhecido pelos organizadores, mas nós não ganhamos destaque. Agora em 2011, nós vamos nos esforçar muito para conseguir este prêmio novamente”, destacou.

No encerramento deste curso, todas as merendeiras receberão uma revista sobre boas práticas na manipulação de alimentos e também um certificado de conclusão do curso.

Leia Também

Últimas Notícias