sexta, 26 de abril de 2024
Saúde

Prefeitura de Ibaté inaugura Centro de Tratamento do Pé Torto Congênito no dia 13 de março

12 Mar 2019 - 09h12Por Redação
Prefeitura de Ibaté inaugura Centro de Tratamento do Pé Torto Congênito no dia 13 de março - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Ibaté inaugura no próximo dia 13 de março, às 14 horas, o Centro Especializado no Tratamento do Pé Torto Congênito.

Implantado em parceria com o Rotary Club Internacional, o Centro funcionará no Ambulatório Médico Municipal "Dr. Ivo Morganti" e visa atender pacientes, 100% gratuito, através do Método de Ponseti.

Em um projeto iniciado em 2016, o Rotary Club Sudeste e Iowa nos EUA, treinaram 50 médicos do Brasil, durante dois anos. Serão instaladas 50 Clínicas Rotary de Tratamento de Pé torto Congênito por todo o país. Ibaté está na seleta lista do Programa “Erradicando o Pé Torto no Brasil”.

O prefeito José Luiz Parella (PSDB) recebeu com grande entusiasmo o projeto. “O Dr. Ricardo Inneco nos procurou e apresentou esse programa, que me chamou muito a atenção. Procuramos atender todas as solicitações e, com muito orgulho, vamos inaugurar esse Centro no próximo dia 13 de março”, relatou.

Zé Parella destacou o baixo custo para a implantação do projeto e a importância na criação do Centro. “Se observarmos a grandeza desse programa que trata o pé torto congênito, teremos um investimento baixíssimo. Apenas tivemos que adequar o prédio para receber de maneira correta as salas e equipamentos necessários”, contou.

O prefeito relatou que Ibaté, com toda certeza, se tornará referência no tratamento do Pé Torto Congênito. “Não tenho dúvidas de que o trabalho do Dr. Ricardo, somado ao apoio da nossa administração, será reconhecido nacionalmente e nossa cidade será referência nesse tipo de tratamento”, afirmou. 

O ortopedista pediátrico, inscrito na Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica, Dr. Ricardo Innecco de Castro, conta que já realiza esse tratamento no município. “A ideia de trazer para Ibaté veio após muitas conversas com a diretora municipal de Saúde, Elaine Sartorelli, que sempre me deu apoio para o tratamento das crianças”, contou o médico.

Depois de inaugurada, a Clínica vai atender toda a região coração, através do encaminhamento via CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviço de Saúde), assim como, via Clínicas de Referência Rotary. “Vamos nos tornar referência nesse tipo de atendimento e atender mais de 1500 crianças por ano, em todas as clínicas, dando um atendimento adequado e rápido aos portadores desta deformidade, que antes não tinham acesso ao método de Ponseti”, finaliza Dr. Ricardo Innecco.

PÉ TORTO CONGENITO - PTC

Também conhecido como pé equino cavo varo idiopático, devido a posição do pé ao nascimento e não ter uma causa concreta, o PTC é a deformidade congênita mais comum nos pés das crianças. Acomete cerca de 1 a cada 756 nascidos e acredita-se que no Brasil nasçam cerca de 4000 crianças com PTC todos os anos.

O motivo do desenvolvimento anormal do pé é um desbalanço muscular de toda a perna do feto, que faz com que as estruturas da parte interna tenham um crescimento mais lento do que os músculos externos. Existe o fator genético, ainda não identificado, o que faz com que, parentes de primeiro grau apresentem uma possibilidade 10 vezes maior de possuírem o PTC.

O Pé Torto pode ser diagnosticado na gestação, durante os exames de pré-natal. O posicionamento para baixo e para dentro dos pés assusta aos familiares ao nascimento, e em geral, devido à falta de conhecimento e informações buscam tratamentos alternativos ou simplesmente não buscam  nenhum.

Tratamento anteriores, muito ainda utilizado em alguns centros, consistem em correções forçadas com gessos, que praticamente deformam os pés das crianças, seguida de vários procedimentos cirúrgicos extensos, que embora na maioria alcançam pés plantígrados estes muitas vezes eram rígidos e dolorosos.

Desta forma, uma criança portadora de Pé Torto, quando conseguia um tratamento médico, era em média, submetida a 3 procedimentos cirúrgicos, gerando custos elevados a família e ao sistema de saúde, seja ele público ou privado.

Crianças não tratadas evoluem com deformidades graves dos pés, sendo muitas vezes estigmatizados na sociedade, excluídos dos estudos, mais uma vez onerando a saúde pública e quando adultos, muitos não se inserem no mercado de trabalho, vivendo muitas vezes as custas do governo.

O METODO DE PONSETI

Professor Ignacio Ponseti, médico espanhol, professor benemérito da Universidade de Iowa, desenvolveu o método de correção com manipulações gessadas na década de 60. Seus primeiros relatos mostravam resultados promissores precocemente, entretanto com alto índice de recidivas, o que levou a comunidade ortopédica ao ceticismo quanto a validade do método.

Estudos posteriores e reconhecimento da necessidade de complementação do tratamento com uso das órteses por tempo bem determinado, mostraram que a técnica alcançava resultados próximos a 90% de ótimos resultados, com baixo custo e pés moveis e indolores, após series de 6 a 8 gessos, semanais, seguidos em 80% dos casos, de um pequeno procedimento cirúrgico que pode eventualmente ser realizado ambulatorialmente.

Sendo assim, a partir do início dos anos 2000 o método se consolida como o ideal para tratamento da patologia do PTC em todo mundo, de fácil reprodução e realizável, com treinamento adequado, em qualquer parte do mundo.

Leia Também

Últimas Notícias