terça, 19 de março de 2024
Educação

Escola Municipal de Ibaté celebra Dia do Estudante

13 Ago 2018 - 14h23Por Redação
Escola Municipal de Ibaté celebra Dia do Estudante - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes”, em Ibaté, homenageou seus alunos na última sexta-feira (10), já que no dia 11 de agosto foi comemorado o dia daqueles que dedicam parte de seu tempo aos estudos, os estudantes.

Para celebrar a data, a Unidade de Ensino preparou uma linda festa para os discentes, com direito a algodão doce, pipoca e suco.

Para o Diretor Alexandre Moraes Gaspar, a instituição valoriza os estudantes, já que a tarefa deles não é fácil e requer muita dedicação. É importante valorizar o esforço diário dos alunos, por isso fizemos essa singela homenagem. Além da festa os professores abordaram o tema em sala de aula, de forma interdisciplinar, já que o processo ensino-aprendizagem não pode e nem deve ser fragmentado. Acreditamos que o aluno que participa de forma direta do processo pedagógico é mais comprometido com a própria aprendizagem, além de sentir-se valorizado no que faz. O estudo trás não somente benefícios financeiros, mas também realização pessoal e possibilidades de atuar de forma mais efetiva na sociedade, por isso oferecemos um ensino de qualidade, com professores capacitados, dedicados e comprometidos, fazendo dessa forma a diferença na vida dos alunos”, comentou.

Para entender as comemorações desse dia é preciso voltar na história, já que no dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I autorizou a criação dos primeiros cursos superiores no Brasil. Foram criadas as Faculdades de Direito de Olinda, em Pernambuco, e do Largo do São Francisco, em São Paulo, pioneiras no ensino superior. Dessa forma, a comemoração do Dia do Advogado, que no Brasil também é celebrado no dia 11 de agosto, é uma forma de comemorar o início do ensino superior e das disciplinas jurídicas em solo brasileiro. Em 1927, durante as comemorações do centenário dessa data, o jurista Celso Gand Ley sugeriu que essa celebração fosse mais abrangente, comemorando também o Dia do Estudante. Outro fato que reforçou ainda mais as comemorações dessa data foi a criação da União Nacional dos Estudantes (UNE) no dia 11 de agosto de 1937. Com o objetivo de representar os estudantes de diversas categorias, a UNE participou de movimentos populares como as “Diretas Já” e os “Caras Pintadas”.

Para a coordenadora Rosangela Cruz, é importante que família e escola sejam parceiras. “Vale ressaltar que a parceria entre a escola e a família é fundamental para a aprendizagem, por isso a participação da família nas reuniões de pais ou em outros eventos é de suma importância, sendo momentos preciosos de aproximação, interação e fortalecimento de vínculos. Aproveito a oportunidade para convidar todos para prestigiar nossa Festa da Família que será realizada no dia 16 de agosto das 18:30 às 20:30. A escola fica localizada na Rua Totó Pessente, número 100, no centro da cidade de Ibaté. Nesse dia a comunidade terá a oportunidade de participar de diversas oficinas e passar momentos de alegria e diversão em família”, ressaltou.

O prefeito José Luiz Parella (PSDB) aproveitou a oportunidade para parabenizar todos os estudantes da Rede Municipal. “Sabemos que investir em educação é investir em qualidade de vida e esperança de dias melhores para todos os cidadãos. Parabenizo todos os estudantes pelo seu dia, de forma especial aos discentes de Ibaté. É importante frisar que todo o progresso passa pela educação, por isso peço aos pais que incentivem o estudo e acompanhem de perto o rendimento escolar do filho (a), para juntos buscarmos uma qualidade de ensino cada vez melhor em nosso município” finalizou o chefe do Executivo.

Leia Também

Últimas Notícias