sexta, 26 de abril de 2024
Série A3

Velo Clube, São Carlos e São Bernardo brigam pelas últimas duas vagas restantes para a segunda fase

22 Mar 2018 - 12h59Por Redação
Velo Clube, São Carlos e São Bernardo brigam pelas últimas duas vagas restantes para a segunda fase - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Nesta quarta-feira foi realizada a penúltima rodada da 1ª fase do Campeonato Paulista Séria A3, que acabou definindo 6, das 8 equipes que passarão para a próxima fase do torneio. A duas últimas vagas, serão disputadas por São Bernardo que vai até São José do Rio Preto precisando vencer o já eliminado Rio Preto. Velo Clube e São Carlos fazem uma verdadeira final em Rio Claro, que pode até classificar as duas equipes, dependendo do resultado da partida de São José do Rio Preto.

A rodada começou em Bebedouro, onde a Matonense já rebaixada, perdeu mais uma. Dessa vez para o Rio Branco que ainda luta para fugir da degola. O jogo começou em ritmo alucinante, com um Rio Branco acelerado no ataque. Com menos de dez minutos de bola rola rolando, o time de Americana já havia balançado a rede duas vezes. O primeiro saiu aos sete minutos, com Rafael Sena, e o segundo dois minutos depois, aos nove, em finalização de Alemão. Depois do início avassalador do adversário, a Matonense conseguiu se encontrar e passou a frequentar mais o campo de ataque. Assim, conseguiu diminuir. Aos 19 minutos, Matheus bateu travado com Carneiro e a bola foi morrer dentro do gol. O jogo continuou no mesmo ritmo e nos minutos finais do primeiro tempo, teve mais emoção. A Matonense chegou ao empate aos 40, com Miquéias, mas nos acréscimos, o árbitro marcou pênalti e Frank colocou novamente o Tigre em vantagem. Depois do primeiro tempo intenso, a etapa complementar foi mais econômica, com apenas um gol marcado. Aos 41, Frank marcou pela segunda vez para garantir a vitória do Rio Branco, que segue vivo. Final Matonense 2x4 Rio Branco. O time de Americana precisa vencer o Grêmio Osasco na última rodada e torcer para que Marilia e Olímpia não vençam seus jogos.

Jogando sob seu mando de campo, o Atibaia recebeu o União Barbarense e começou a partida ditando o ritmo do jogo, principalmente em jogadas rápidas pelos lados de campo e cruzamentos na área, mas não conseguiu ser efetivo no primeiro tempo. Na volta do intervalo, a partida seguiu movimentada, mas o União Barbarense sofreu uma grande baixa aos 15 minutos, quando o atacante Wilker acabou sendo expulso do jogo. Com isso, o time visitante perdeu um pouco de sua força ofensiva e o Atibaia aproveitou para crescer na partida e não demorou para abrir o placar. Aos 32 minutos, após bela jogada pela direita, Nando cruzou com perfeição na área e Jackson apareceu apenas para empurrar para o fundo das redes, de bico. Nos minutos finais, o União Barbarense fez pressão em busca do empate, mas foi o Atibaia que ampliou o placar com Mascote, aos 46 minutos e deu números finais ao jogo. Atibaia 2x0 União Barbarense. O Atibaia já está classificado para a segunda fase. Já o Leão da 13 precisa vencer o Marilia por uma diferença de 11 gols e torcer por derrota de Rio Branco e Olímpia.

Em Porto Feliz, no Ernesto Rocco, o Desportivo Brasil conseguiu sua classificação para a 2ª fase, ao vencer o também já classificado Barretos. Debaixo do forte calor as equipes fizeram um jogo muito truncado. O time da casa controlou as ações na etapa inicial e abriu o placar aos 15 minutos. Marquinhos deu de cobertura para Thiaguinho, que cortou o goleiro e colocou a bola no fundo das redes. No segundo tempo, o Barretos foi pra cima, mas o time da casa se portou bem e conseguiu segurar o resultado. Final, Desportivo Brasil 1x0 Barretos

A líder Portuguesa Santista, recebeu o Taboão da Serra e acabou com qualquer esperança de classificação do adversário. Por outro lado, a Briosa depende só de si mesma para terminar a primeira fase na liderança. Como tem sido comum em Santos, a Briosa foi logo pra cima dos adversários e com apenas quatro minutos de bola rolando, Diego Palhinha jogou no primeiro pau, Anderson Magrão desviou de cabeça e encontrou Renan Morales no meio da pequena área apenas para escorar para o fundo das redes. O que estava difícil se complicou ainda mais. Diego Palhinha, puxou o contra-ataque pelo meio, com certa liberdade e na entrada da área rolou para Renan Morales que cortou para o meio, bateu firme e contou com uma ajudinha do goleiro Ricardo Berna. Berna conseguiu se redimir no segundo tempo, quando defendeu um pênalti cobrado por Diego Palhinha. A ação do goleiro até chegou a animar o CATS que aos 37 minutos, em cobrança de escanteio pela direita, diminuiu com Fernando, que subiu mais que todo mundo e testou firme para o gol. Porem antes do apito final, houve outro duelo Palhinha x Berna. O atacante entrou livre na diagonal, cara a cara com o goleiro. No chute, Berna fez a defesa, mas não conseguiu evitar que Emerson fizesse na sobra. Final em Santos, Portuguesa Santista 3x1 Taboão da Serra.

Já no período noturno, Grêmio Osasco e Monte Azul fizeram um jogo que praticamente já não valia mais nada. O único gol da partida, foi marcado por Marcos Vinicius cobrando falta de longa distância aos 27 da primeira etapa. O segundo tempo não foi de muitas emoções e o jogo acabou ficando mesmo nisso. Grêmio Osasco 1x0 Monte Azul.

No Luisão, o São Carlos colocou sua classificação em risco ao tomar um baile do Capivariano. O time da casa começou pressionando, porem exigia pouco do goleiro Christofer. O time de Capivari só chegou mesmo com perigo aos 20 minutos e foi letal. Após uma cobrança de falta do setor direito, a zaga do São Carlos ficou assistindo o zagueiro Gutierrez subir sozinho e cabecear com tranquilidade para abrir o marcador. Aos 35 minutos, o Leão puxou um contra-ataque em que Bill saiu uns dois metros atrás da zaga da Águia e chegou uns três na frente, com isso teve tempo de se livrar do goleiro Cesar e tocar para o gol vazio, aumentando a vantagem dos visitantes. Logo depois, Gustavo Henrique teve a chance de recolocar o São Carlos no jogo, num lance cara a cara com o goleiro do Capivariano, mas a displicência do atacante falou mais alto. O São Carlos voltou para o segundo tempo com Wallace no lugar de Marcelinho, que ninguém havia notado que estava em campo. A alteração trouxe maior dinâmica porem o time parava em Christofer. Aos 12 minutos, quase que o lateral direito Welder aumenta a vantagem. Ele recebeu livre e bateu forte, mas a bola acertou a trave. Dois minutos após, não teve jeito, Bill recebeu a bola em profundidade e fez o que quis com a pobre zaga são-carlense, que o permitiu que chegasse até a frente do goleiro Cesar que também foi driblado antes do atacante colocar a bola pra dentro. Após o terceiro gol o São Carlos foi para o desespero e até conseguiu diminuir com Geovane aproveitando um bate rebate e Testoni que chutou da entrada da pequena área, após rebote do goleiro. Porém o dia não era mesmo dos donos da casa. Em mais um contra ataque, o ex São Carlos Pedro matou o jogo e qualquer esperança do time da casa. Final São Carlos 2x4 Capivariano. O São Carlos para se garantir na segunda fase precisa vencer o Velo Clube em Rio Claro. Um empate até pode servir, desde que o São Bernardo não vença o Rio Preto.

Em Marilia, o MAC deu sinal de que ainda está vivo e goleou o Mogi Mirim por 4x0. Logo no início do jogo Jonatas abriu o marcado cobrando pênalti. Aos 27 minutos, Marquinhos acertou um belo lançamento, do campo de defesa. Du Gaia dominou sozinho lá na frente e bateu firme para ampliar. No segundo tempo, o cenário foi o mesmo da etapa inicial, com Marília bem organizado e o Mogi com dificuldades para se encontrar. Então, aos 16 minutos, Israel enfiou pela direita para Du Gaia, que dominou e cruzou rasteiro para o meio da área. Thiago Santos recebeu e chutou para fazer o terceiro. Aos 36 minutos, Bahia cruzou, ninguém interceptou e a bola caiu nos pés de Paulinho, que tirou do marcador e mandou para a rede dando números finais ao jogo. Na última rodada, o MAC vai até Santa Barbara D’Oeste enfrentar o praticamente rebaixado União Barbarense, precisando vencer e torcer por um tropeço do Olímpia frente ao Atibaia

Em Bauru, o Noroeste abriu 2x0 contra o Olímpia, mas acabou cedendo o empate. Mesmo assim, o resultado foi suficiente para que o time da casa garantisse a sua classificação. O Norusca começou melhor e abriu o placar cedo, logo aos 2 minutos. Após cobrança de escanteio fechada, o goleiro do Olímpia espalmou e Marcelinho estava esperto no rebote para fazer 1 a 0 Noroeste. Aos 15 minutos, em ataque pela direita, a bola sobrou na área para Jorge Mauá, que girou e bateu no canto esquerdo do goleiro que nada pode fazer. Após toque de mão na área, o arbitro assinalou pênalti para o Olímpia. Tauan cobrou com categoria e diminuiu o placar para os visitantes. Precisando vencer para fugir do rebaixamento, o Olímpia voltou mais acordado após o intervalo e após escanteio, Tawan se antecipou à zaga e cabeceou para o fundo do gol, deixando tudo igual. Final Noroeste 2x2 Olímpia. Na última rodada, o Olímpia recebe o vice-líder Atibaia e precisa somente de uma vitória para se manter na Série A3. Um empate também pode ser útil, desde que Marilia e Rio Branco não vençam seus jogos.

Em Guaratinguetá, o Manthiqueira que já está matematicamente rebaixado recebeu o Rio Preto que ainda sonhava com a classificação. O time da casa começou com tudo e aos 15 minutos, após cruzamento da direita, Lucas Boneca apareceu livre na pequena área e meteu a cabeça fazendo 1 a 0. O resultado fez com que o Jacaré se lançasse ao ataque, porem de forma totalmente desorganizada. Na volta do intervalo, os papeis pareciam invertidos. O Manthiqueira pressionava e o Rio Preto tentava se segurar. Em outro cruzamento, dessa vez pelo lado oposto, Lucas Boneca novamente de cabeça fez o segundo. Já cansado, o Rio Preto tentou a reação, mas parava na boa atuação do goleiro Pedrão. O placar não foi mais alterado e com isso o Rio Preto não tem mais chance de classificar para a segunda fase. 8

Quem se deu muito bem nesta rodada foi o Velo Clube, que além de vencer o confronto direto contra o São Bernardo no ABC Paulista, entrou no G8 e depende somente das suas forças para se garantir na próxima fase. O gol do Velo saiu somente aos 45 minutos do primeiro tempo, quando Luiz Henrique entrou pela esquerda, cruzou e a bola foi interceptada, sobrando novamente para que ele cruzasse para Ruster, completar para o gol vazio. Com este resultado, o Velo precisa somente de um empate para garantir sua classificação. Em caso de derrota, o time de Rio Claro até pode se classificar, desde que o São Bernardo não vença em São José do Rio Preto. (Ednelson Simonetti, colaborador)

Leia Também

Últimas Notícias