quinta, 25 de abril de 2024
Série A3

Capivariano vai a Batatais e mostra que o Fantasma não assusta ninguém; Velo Clube segue 100%

31 Jan 2019 - 09h13Por Redação
Capivariano vai a Batatais e mostra que o Fantasma não assusta ninguém; Velo Clube segue 100% - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Literalmente, a quarta-feira, 30, foi um dia quente para as equipes que jogam a Série A3. Foram 21 gols em 8 jogos. O grande destaque da rodada, foi a vitória do Capivariano longe das suas dependências contra o Batatais. Outros destaques, não menos importantes são as vitórias do líder isolado Velo Clube e do vice líder Desportivo Brasil. Vamos aos jogos

A rodada começou em Monte Azul Paulista, as 16 horas. O time da casa recebeu o São Carlos, sob um sol de rachar mamona. O São Carlos até que foi bem no primeiro tempo. Conseguiu criar algumas poucas jogadas, mas como em todos os jogos, a bola não chegava no atacante Elton, apesar da boa movimentação desse. No segundo tempo, como costuma dizer meu grande amigo Marcos Serra, “lo de siempre”. O time morreu fisicamente e o Monte Azul, orquestrado pelo bom meio-campista Juca, parecia que já sabia que isso aconteceria e foi pra cima. Num cruzamento do lateral direito Ferrugem, Caio Martins apareceu livre no primeiro pau e de cabeça fez 1x0 Monte Azul. O que parecia ruim, acabou ficando ainda pior graças a uma irresponsabilidade do goleiro Airon. Em bola recuada pela defesa do São Carlos, o arqueiro se achou o Nauer e quis driblar o lateral Ferrugem. Óbvio que não daria certo. Ferrugem só não entrou com bola e tudo porque foi humilde. Com 2x0 no placar, o Monte Azul dominou o restante da partida. Para variar, o técnico Omar Curi fez substituições no desespero que não deram em nada e só restou ao time torcer para acabar logo e não tomar mais nenhum.

Os outros sete jogos aconteceram a noite. Em Bauru, o Noroeste recebeu o lanterna Olímpia e quase foi surpreendido logo no início num desvio do zagueiro Bruno Leal. Os visitantes estreavam o goleiro Jéferson, ex São Carlos, que só foi incomodado por Léo Gonçalves já metade final do primeiro tempo, porém fez grande defesa. Jéferson, ainda salvara o Olímpia no início do segundo tempo, porém aos 10 minutos, num lance duvidoso, o arbitro anotou pênalti, após um suposto toque de mão dentro da área da zaga visitante. Léo Gonçalves cobrou e finalmente conseguiu vencer Jeferson.  O Noroeste passou literalmente a cozinhar o Galo, que esboçou alguma reação, porem a qualidade do seu ataque não ajudou. Ficou nisso: Noroeste 1x0 Olímpia

No Anísio Haddad, Rio Preto e Taboão da Serra fizeram um jogo que começou bem movimentado, com lances lá e cá, exigindo boa atuação dos dois goleiros. No segundo tempo, com a entrada de Max Pardalzinho, o Jacaré ganhou mais qualidade e começou a encurralar o adversário. Duduzinho chegou a marcar, mas o jogo já estava paralisado. Porém aos 23 minutos, o volante Jô, que estava um pouco a frente do círculo central resolveu arriscar e acabou fazendo um golaço. O gol desnorteou o Taboão da Serra, que graças ao goleiro Aranha não sofreu o segundo na sequência. Depois disso, o Rio Preto só administrou a vantagem, até o apito final e garantiu mais 3 pontos.

Em Osasco, o jogo entre Grêmio Osasco e Desportivo Brasil começou atrasado, pois a forte chuva retardou a chegada do médico ao José Liberatti. Após uma espera de vinte minutos, a bola finalmente rolou e logo no primeiro minuto, a defesa do Dragão Chinês cometeu pênalti, que Ingro converteu e colocou o Grêmio em vantagem. Os visitantes se lançaram ao ataque e Marcelo Campanholo empatou aos 23 minutos. Logo em seguida, após contra ataque, Lucas Douglas apareceu sozinho a frente do goleiro Charles e virou o jogo. Antes do apito final do primeiro tempo, Lucas Douglas converteu uma cobrança de pênalti, sofrida por ele mesmo. Na segunda etapa, o Grêmio Osasco foi pra cima e até diminui o prejuízo aos seis minutos com Gabriel Tonini, porem os ataques de forma desordenada, impediram que o time da casa tivesse melhor sorte. O jogo terminou mesmo com a vitória dos visitantes por 3x2.

Em Batatais, o Batatais que havia levado 5 do Desportivo Brasil no último sábado, repetiu a dose contra o Capivariano. O time local até tentou ir pra cima no início, porém a volta a sua dura realidade começou com jogada individual de Douglas que entrou na área e bateu cruzado para abrir o placar para o Capivariano. Aos 40 minutos após cruzamento na área, Romão desviou do goleiro Alan e aumentou a vantagem para 2x0. No início do segundo tempo, logo aos 8 minutos, Cuadrado aumentou após vacilo do veteraníssimo Fabio Bilica, que já não era lá essas coisas nos tempos áureos. Com o jogo já definido, o Capivariano começou a segurar o ritmo. O Batatais por sua vez continuava valente, mas cada investida sua, lhe custava um gol adversário. Após um contra-ataque, Douglas de fora da área acertou o ângulo e fez 4x0. Já no finalzinho do jogo, veio o golpe de misericórdia com o lateral Welder que empurrou para dentro após um rebote do goleiro Alan e acabou dando números finais a uma sonora goleada que não será esquecida facilmente pelos lados do Osvaldo Scatena.

Em Ribeirão Preto, o Comercial venceu de virada o São Bernardo. O Leão sempre foi superior no jogo, mas após um contra-ataque, Filipinho abriu o placar para o time do ABC, que levou esta vantagem para o intervalo. No segundo tempo, após as mexidas ofensivas do técnico Edson Vieira, o Comercial voltou ainda mais forte. Aos 15 minutos após corte da zaga em cobrança de escanteio, a bola sobrou para Caio Vieira, que mandou para o fundo do gol. Com o empate, a torcida começou a jogar junto com o Bafo e aos 25 minutos, João Marcos atacante que acabara de entrar acertou um chute forte de fora da área e virou o jogo. Mantendo a mesma cadencia, o Comercial seguiu pressionando, porem o goleiro Willian salvou o São Bernardo de levar o terceiro. Ao final, as quase 2000 pessoas que compareceram ao Palma Travassos puderam comemorar mais 3 pontos do Comercial.

O Barretos, diante de sua torcida buscava a reabilitação para se manter colado na ponta de cima, porem ficou só no empate com o Audax. O jogo foi decidido logo no início. Aos 20 minutos, o atacante amoroso colocou o Touro na frente, mas esta vantagem durou apenas 3 minutos. Foi o tempo para Matheus Marcondele empatar o jogo e esfriar o ímpeto do time da casa. O que se viu após isso foi uma pressão do Barretos para tentar voltar à frente do placar, mas, o jogo não saiu do 1x1.

Para finalizar a rodada, o líder Velo Clube manteve seus 100% de aproveitamento. O time comandado por Karmino Colambini encontrou dificuldades, mas venceu o Primavera por 2x0. O Galo Vermelho abriu vantagem logo aos 17 minutos. No chute de Léo Santos, a bola desviou no zagueiro Guilherme e foi para as redes de Filipi. O Primavera só passou a assustar a meta do goleiro Velista após expulsão de Adriano, que deixou os visitantes em superioridade numérica, mas parava na boa atuação do goleiro Felipe Rocha. Não demorou muito para Jesiel ser expulso, igualando o número de jogadores em campo. Mesmo com o Primavera exigindo mais do goleiro adversário, foi o Velo que marcou novamente. Aproveitando as brechas deixadas pelos avanços do Fantasma, Pedro Henrique fez o segundo e decretou números finais ao jogo, para delírio do bom público que compareceu ao Benitão.

Após esta rodada, o Velo Clube se mantem líder com 12 pontos, seguido pelo Desportivo Brasil que vem na cola com 10 pontos. O Capivariano é o terceiro com 9 e o Noroeste vem na quarta posição com 8. Monte Azul, Rio Preto, Barretos e Comercial, com 7 pontos fecham o G8. Lutando contra o descenso, Grêmio Osasco e Olímpia seguem na zona de rebaixamento.

Mesmo com a derrota, o São Carlos ainda se manteve fora da zona de rebaixamento, mais por sorte do que por juízo. Muita coisa precisa ser mudada. Não dá para contar com um preparador físico que não consegue fazer o time correr no segundo tempo. Inadmissível manter um treinador que precisa ser treinado por outro membro da comissão técnica. E claro, não dá para contar com jogadores que não tem o mínimo de intimidade com a bola. A série A3 é um torneio de times iguais e o que faz diferença é o mínimo de planejamento. Aliás, o são Carlos está há anos luz de uma mínima administração.

(Ednelson Simonetti)

Leia Também

Últimas Notícias