sexta, 26 de abril de 2024
Série A3

Atibaia e Santista garantem acesso para a Série A2 e decidem o título semana em Indaiatuba

23 Abr 2018 - 07h29
Atibaia e Santista garantem acesso para a Série A2 e decidem o título semana em Indaiatuba - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Portuguesa Santista, comandada com competência pelo técnico Sérgio Guedes, e com apenas uma derrota ao longo da temporada 2018, está na final da Série A-3 do Campeonato Paulista. Depois de empatar por 2 a 2 com o Barretos, fora de casa, no jogo de ida das semifinais, a Briosa empatou, outra vez, com o Touro, agora por 1 a 1, na sexta-feira, 20, no estádio Ulrico Mursa, na cidade de Santos, na partida de volta, e por ter melhor campanha na competição carimbou o passaporte para a decisão, além de conquistar o sonhado acesso à Série A-2 em 2019. Apesar de poder empatar para subir de divisão, a Portuguesa Santista partiu para o ataque. E encontrou no Barretos, do técnico Paulinho McLaren, um rival à altura, difícil, valente e muito bem treinado. Para delírio da torcida da Briosa, que lotou o estádio, Rafael Ferro, aos 15 minutos, quase abriu o placar. A pressão da Portuguesa Santista surtiu efeito e, aos 19 minutos, após cruzamento da esquerda, Carlos Alberto, de cabeça, fez 1 a 0. Se no primeiro tempo, o Barretos pouco incomodou no sistema ofensivo, na etapa final, após Paulinho McLaren fazer duas substituições, com as entradas de Gabriel Rapich e Batata nas vagas de João Henrique e Natan, respectivamente, o Touro veio pronto para atacar e cresceu muito de produção. As substituições deram tão certo, que logo aos cinco minutos, Gabriel Inocêncio cruzou rasteiro e na dividida entre o zagueiro Dema e o atacante Batata, a bola acabou entrando, não dando chances a Cleiton. O empate ainda dava o acesso à Portuguesa Santista, o que obrigou o Barretos a seguir partindo para o ataque. Assustada com o crescimento de produção do Barreto, Sérgio Guedes promoveu as entradas de Léo Gonçalves e Rodriguinho e equilibrou novamente a partida, que ficou aberta e com chances dos dois lados. Porém, aos 37 minutos, Luizinho Mello fez besteira ao dar cotovelada no adversário, e foi merecidamente expulso, prejudicando o poder de reação do Barretos. Experiente e valorizando a posse da bola, a Portuguesa Santista segurou o empate e garantiu o acesso.

PORTUGUESA SANTISTA 1 X 1 BARRETOS
Local: 
Estádio Ulrico Mursa, em Santos
Árbitro: Salim Fende Chaves
Auxiliares: Vitor Carmona Metestaine e Luiz Alberto Aldrini
Gols: Carlos Alberto, aos 19 minutos do primeiro tempo. Batata, aos 5 minutos da etapa final
Cartões amarelos: Romulo, Rafael Ferro, Luizinho Mello e William
Cartão vermelho: Luizinho Mello
Portuguesa Santista
Cleyton; Rafael Ferro, Dema, Carlinhos e Rômulo (Léo Felipe); Diogo Lopes, Tufa, Diego Palhinha e Carlos Alberto; Laionel (Léo Gonçalves) e Anderson Magrão (Rodriguinho) Técnico: Sérgio Guedes
Barretos
William; Gabriel Inocêncio, Éder, Guilherme e Alex Barros; Ualefi, Luizinho Mello, Hugo (Zezinho) e João Henrique (Gabriel Rapich); André Luís e Natan (Batata)
Técnico: Paulinho McLaren

ATIBAIA 3 x 2 CAPIVARIANO
Depois de vencer o Capivariano, em Capivari, por 3 a 1, no jogo de ida das semifinais da Série A-3, o Atibaia, do técnico Betão Alcântara, repetiu a dose na manhã desta sábado (21/04), na partida de volta, e derrotou o rival por 3 a 2, no estádio Ítalo Limongi, em Indaiatuba.  Além de garantir o acesso à Série A-2, o Atibaia é finalista da Série A-3. E o melhor! Como venceu duas vezes o Capivariano, e a Portuguesa Santista, outra finalista, empatou as duas com o Barretos, o Falcão terá a vantagem de jogar a grande final em Indaiatuba. Por ter vencido o primeiro jogo por 3 a 1, o Atibaia poderia perder por até dois gols de diferença que estaria classificado. Mesmo assim, abriu o placar logo aos três minutos, em belo gol em jogada individual de Paraíba, que puxou um contra-ataque, partindo em velocidade, deixando os adversários pra trás e batendo forte no canto direito de Christofer.
O Capivariano assimilou o golpe e chegou ao empate aos 13 minutos. Nando cortou mal um cruzamento da esquerda e abola sobrou para Matheus, que foi derrubado dentro da área. Pênalti, que o artilheiro Bill cobrou com perfeição e fez seu 15º gol, sendo assim disparado o artilheiro da Série A3. Animado e precisando golear, o Capivariano virou o placar aos 18 minutos. O lateral-esquerdo Praxedes cruzou forte e rasteiro para dentro da área e o goleiro Cairo na tentativa de interceptar, se atrapalhou com a bola que passou sob seu corpo e entrou, dando a vitória parcial ao time de Capivari. No segundo tempo, o Atibaia saiu do sufoco logo aos 10 minutos, com outro gol de Paraíba, que aproveitou uma sobra após uma disputa de cabeça entre Tavares e Rodrigo Sabiá. Foi o que bastou para o Capivariano desanimar. Por outro lado, o Falcão ganhou forças e aos 16 minutos, após uma bola praticamente perdida pela linha de fundo, Mascote cruzou na cabeça de Tavares que escorou e deu novamente a vantagem para o Atibaia. Enquanto o Atibaia passou a tocar a bola, consciente do acesso e da vaga na final, o Capivariano, desorientado em campo, não teve força sequer para chegar ao empate. A lamentar para o Falcão apenas a expulsão do artilheiro do jogo, Paraíba, em uma dividida desnecessário, onde deixou o pé no adversário.
ATIBAIA 3 x 2 CAPIVARIANO
Local: Ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo
Assistentes: Marco Antônio Motta Junior e Evandro de Melo Lima
Gols: Paraíba, aos 3; Bill, aos 13; e Praxedes, aos 18 minutos do primeiro tempo. Paraíba, aos 10; e Tavares, aos 16 minutos da etapa final

Atibaia: Cairo; Nando, Junior, Danilo e Cortez; Igor (Danilo Pereira), Maranhão, Paraíba e Tavares (Gledson); Dudu e Mascote (Felipe)
Técnico: Betão Alcântara
Capivariano: Christofer; Welder, Gutierrez, Rodrigo Sabiá e Praxedes; Rambo (Mamadeira), Ademir, Matheus (Barbosa) e Bruno Sabiá; Vinicius e Bill (Alexandre)
Técnico: Roberval Davino

Assim como aconteceu, em campo, na temporada de 2015, o Atibaia garantiu agora em 2018, outra vez, o acesso à Série A-2 (Segunda Divisão) do Campeonato Paulista. Porém, assim como na oportunidade anterior, quando não tinha campo e acabou perdendo o acesso, o popular Falcão, que jogou a Série A-3 na cidade de Indaiatuba, terá de provar que tem casa para mandar os seus jogos em uma divisão acima. Mas o momento agora não é de preocupação. É de festa, já que nesta segunda-feira na sede da Federação Paulista de Futebol, será divulgada a data e o horário da grande final

Leia Também

Últimas Notícias