sexta, 26 de abril de 2024
Seja Mais

Escolhas e responsabilidades

24 Abr 2018 - 06h57Por (*) Ju Ferraz
Escolhas e responsabilidades -

Você sabia que toda escolha que você faz, toda decisão que você toma é pura e exclusiva responsabilidade sua?

Como somos seres humanos, estamos em constante desenvolvimento e crescimento, tanto em nossa vida pessoal, como também nossa vida profissional. E para que o desenvolvimento aconteça de forma sólida e tenhamos resultados significativos, é preciso fazermos escolhas o mais consciente possível, para termos o melhor resultado possível. Quando fazemos escolhas de forma inconsciente, no “calor do momento”, sem o mínimo de tempo para pensar a respeito, na maioria das vezes essas escolhas podem trazer sérias consequências e com certeza, um arrependimento profundo num futuro próximo. E tudo que vem como consequência de uma escolha “errada”, é pura responsabilidade nossa.

Em todo processo de desenvolvimento, há erros e acertos, pois como o próprio nome já diz, desenvolvimento é ação ou efeito de desenvolver(-se), crescimento, progresso, adiantamento. Se não agirmos, nada acontece em nossa vida, e quanto mais agimos, mais aprendemos e evoluímos.

O que acontece em inúmeras vezes, é que queremos esse crescimento, e não queremos assumir as responsabilidades por nossas escolhas e atos que dão errado, e quando isso acontece, nós responsabilizamos as pessoas a nossa volta, a dieta que não deu certo, o governo pela vida que leva. Mulheres responsabilizam os maridos, os maridos responsabilizam as mulheres, porque o casamento não deu certo. Filhos responsabilizam os pais, por suas insatisfações, seus traumas. O funcionário atrasado responsabiliza o relógio que não despertou. Responsabilizamos Deus por não ter nos dado uma vida melhor para viver, enfim, todos são responsáveis, menos nós mesmos.

Escolhemos nos alimentar de forma compulsiva por pura ansiedade e vazio interior, escolhemos os nossos governantes, escolhemos os nossos companheiros (as), escolhemos ter filhos, escolhemos não seguir as orientações dos nossos pais, escolhemos falar no celular enquanto dirigimos e por isso não prestamos atenção no movimento do trânsito, escolhemos dormir tarde por isso perdemos a hora, etc.. Não podemos fugir das Leis Naturais de ação e reação. A responsabilidade está associada a escolhas, amadurecimento e compromissos.

E quando nos queixamos e responsabilizamos os outros por nossas escolhas que não deram certo, deixamos de evoluir, travamos e estagnamos nossas vidas para o novo, para o que irá realmente trazer resultados em nossa vida.

O quanto você se queixa durante o seu dia?

O quanto você se queixar, trará resultado para o desafio que você precisa enfrentar e superar?

O amadurecimento de todo ser humano sempre inicia quando ele para de acusar o mundo por suas desventuras e assume a responsabilidade por sua vida e tudo que a envolve. O autoconhecimento se apresenta como melhor caminho para sair das ilusões e conquistar o amadurecimento. Quanto mais você se conhece, mais escolhas corretas você faz e mais evoluído você se torna.

O que você está fazendo para se autoconhecer, para tomar consciência de suas forças, fraquezas, conhecer seus reais limites?

Para que isso aconteça, precisamos começar agir, ter determinação e assumir as responsabilidades por nossas escolhas, sejam elas certas ou erradas.

Vamos se queixar menos e agradecer mais. Um super abraço e até a próxima semana!

(*) A autora é Coach, Palestrante, Analista Comportamental DISC, da cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: faleconosco@saocarlosagora.com.br

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias