segunda, 18 de março de 2024
Educação

Curso de Ciências Biológicas da UFSCar recebe nota máxima do MEC

19 Dez 2018 - 07h19Por Redação
Curso de Ciências Biológicas da UFSCar recebe nota máxima do MEC - Crédito: Tiago Santi - SeCS-LS/UFSCar Crédito: Tiago Santi - SeCS-LS/UFSCar

O bacharelado em Ciências Biológicas do Campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebeu a nota máxima (5) na avaliação de reconhecimento de curso do Ministério da Educação (MEC). A nota 5 é concedida aos cursos que apresentam perfil de excelência, com base em três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura. O Conceito de Curso (CC), que pode variar de 1 a 5, foi obtido após a visita in loco realizada por técnicos do MEC nos dias 26 e 27 de novembro. Segundo o MEC, dos 186 cursos presenciais de bacharelado em Ciências Biológicas no Brasil, apenas 17 apresentam CC igual a 5.

Com início das atividades em 2016, o curso de Ciências Biológicas possui linha de formação em Biologia da Conservação e é o primeiro a receber a nota máxima do MEC no Campus Lagoa do Sino. Já passaram pela avaliação de reconhecimento os cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Alimentos, os quais receberam nota 4, apresentando um perfil qualificado como muito bom.

O professor José Augusto de Oliveira David, do Centro de Ciências da Natureza (CCN) e Coordenador do curso de Ciências Biológicas, avalia a nota obtida como "um sucesso, em virtude do trabalho realizado por toda a comunidade, desde a concepção do curso, sua implantação e condução até este momento". O docente também ressalta que "um curso de graduação é formado não só por discentes e docentes, mas depende de todo um corpo técnico e de uma gestão de Centro e Reitoria que permitam o seu funcionamento ideal".

As três dimensões analisadas (organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura) foram igualmente bem avaliadas. Porém, David acredita que o ponto que se destaca é a estrutura didático-pedagógica diferenciada. "Nosso currículo, que trabalha os conteúdos em eixos temáticos, permite uma integração de forma multidisciplinar, fugindo do ensino fragmentado em disciplinas isoladas que não se conectam. Aliado a isso, não podemos desconsiderar a própria natureza do Campus Lagoa do Sino, que é uma fazenda de 643 hectares, utilizada como laboratório a céu aberto para boa parte das aulas práticas", ressalta o docente.

A estudante do 3° ano de Ciências Biológicas Julia de Oliveira Ferreira diz que é muito gratificante ver o curso receber a nota máxima na avaliação: "Particularmente, me sinto muito privilegiada por participar deste momento. Em 2015, eu vim ao Campus como visitante para conhecer os cursos da Lagoa do Sino e simplesmente me encantei pelo curso de Biologia, pois desde criança eu sonhava em me tornar bióloga. Acompanhar o progresso e as conquistas do curso me faz sentir um orgulho gigantesco de fazer parte dessa história".

Para o professor Luiz Manoel de Moraes Camargo Almeida, Diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), a nota é o reconhecimento da excelência acadêmica da Universidade com aderência às especificidades do Campus Lagoa do Sino, implantado em um território com características diferenciadas. Segundo ele, "foi um prêmio à inovação pedagógica, ao denso investimento em infraestrutura e, fundamentalmente, ao engajamento e excelência de todos os servidores docentes, técnico-administrativos, alunos e pessoal de apoio da Instituição".

Apesar da nota máxima, David acredita que ainda é necessário consolidar o curso, buscando o fortalecimento do corpo docente. Além disso, segundo o Coordenador "é importante acompanhar de perto o processo de conclusão da nossa primeira turma, averiguando como se dará a colocação desses egressos no mercado de trabalho; mas, tenho certeza, todos ajudarão a elevar o nome do Campus Lagoa do Sino e da UFSCar a patamares de destaque no Brasil e até no mundo".

Mais informações estão disponíveis no site www.lagoadosino.ufscar.br/cursos/ciencias-biologicas.

Leia Também

Últimas Notícias