sexta, 26 de abril de 2024
Indústria

Ciesp São Carlos completa 70 anos de atividades em 2019

22 Jan 2019 - 14h33Por Redação
Ciesp São Carlos completa 70 anos de atividades em 2019 - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Em junho de 2019 o Ciesp São Carlos completará 70 anos. Historicamente, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – regional São Carlos já participou de diversos momentos importantes da cidade, sempre lutando pelos interesses dos industriais e consequentemente, pelo desenvolvimento do setor no município, procurando alavancar o nome de São Carlos.

Foi com a intercessão do Ciesp que ocorreu, por exemplo, o asfaltamento de dois distritos industriais de São Carlos: Miguel Abdelnur e CEAT (Centro Empresarial de Alta Tecnologia Dr. Emílio Fehr). “No primeiro caso, os empresários se cotizaram para arcar com o valor da obra e depois tiveram desconto no IPTU. Já no segundo caso, como tinha muitos lotes sub judice, a Prefeitura arcou com as despesas referentes a esses lotes, dividindo o valor total com os industriais do local”, relembrou Marcos Henrique dos Santos, vice-diretor do Ciesp.

“Em ambos os casos, o Ciesp representou os proprietários perante os órgãos públicos”, complementou o diretor titular, Emerson Chu. A iniciativa também visava dotar os distritos industriais de infraestrutura adequada, o que foi conquistado depois de muitas tratativas.

ATUAÇÃO

A atuação do Ciesp São Carlos sempre foi pautada nas demandas locais, observando o cenário econômico nacional. E foi desta forma que a diretoria regional conseguiu fomentar a instalação do Senai na cidade em 1951. O Ciesp também integrou ativamente o grupo que conseguiu alavancar as obras do Ginásio Milton Olaio Filho, em 2001.

“O ginásio era considerado, na época, um elefante branco. E nós nos reunimos com outras entidades locais e até nacionais para angariar recursos para o término da construção do centro esportivo, que estava parada havia mais de 17 anos. E isso não foi feito para beneficiar a indústria, mas para beneficiar a cidade”, destacou Sérgio Pepino, ex-diretor do Ciesp São Carlos.

Outra atuação importante do Centro das Indústrias Estado de São Paulo foi na época da elaboração do Plano Diretor Municipal. “Ali ficou estabelecido que independentemente do bairro em que a indústria esteja localizada, ela paga o mesmo valor de IPTU que as indústrias do Distrito Industrial Miguel Abdelnur”, explicou Ubiraci Corrêa, ex-diretor do Ciesp São Carlos.

E após 30 anos de tentativas, o asfaltamento do Parque São José, em São Carlos, também voltou a ser discutido, com o apoio da atual diretoria.

COMEMORAÇÕES

Uma comissão especial foi formada para realizar os eventos comemorativos aos 70 anos do Ciesp São Carlos. Entre as ações previstas estão visitações às indústrias, mostras culturais, eventos com arrecadação de alimentos para doação às entidades e, claro, o tradicional jantar que reúne industriais, autoridades e convidados.

Leia Também

Últimas Notícias