Menu
quarta, 19 de setembro de 2018
Reconhecimento

Ciência nas Escolas presta homenagem a Sylvio Goulart Rosa Júnior

14 Set 2018 - 19h17Por Redação
Ciência nas Escolas presta homenagem a Sylvio Goulart Rosa Júnior - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Projeto Ciência nas Escolas homenageou nesta sexta-feira (14), na Escola Estadual Conde do Pinhal, o professor e pesquisador Sylvio Goulart Rosa Júnior.

O objetivo do projeto é difundir o conhecimento da ciência nas escolas e em espaços educacionais. Por meio de pôsteres são apresentados temas voltados para o meio ambiente, vida saudável, desenvolvimento sustentável, além de homenagear cientistas brasileiros e estrangeiros, mundialmente conhecidos.

“Por meio desse projeto disponibilizamos para as escolas de ensino fundamental e ensino médio, informações sobre temas fundamentais nas mais variadas áreas da ciência. Hoje foi a vez dos alunos da Escola Estadual Conde do Pinhal conhecer o trabalho desenvolvido na área da física pelo pesquisador e diretor presidente da Fundação Parque Tecnológico de São Carlos, Sylvio Goulart Rosa Júnior. Cada escola vai ter um espaço destinado ao projeto, na Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha esse espaço foi dedicado a Profª Drª Yvonne Mascarenhas. Vamos criar esses espaços em todas as escolas, inclusive já escolhemos os próximos três cientistas que serão homenageados. Essa nova geração precisa conhecer nomes que fizeram história na ciência”, afirmou José Galizia Tundisi, secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia.

Para a Dirigente Regional de Ensino, Débora Gonzales Costa Blanco, essa parceria proposta pelo secretário Tundisi beneficia diretamente os alunos. São Carlos tem cientistas com grandes contribuições para o mundo e nada mais justo que homenagea-los com espaços escolares. Com certeza é um incentivo para os nossos alunos. É um exemplo que por meio da educação tudo é possível”.

Emocionado com a homenagem o professor doutor disse que essa ligação dos cientistas com os jovens é muito importante. “Em algum momento esses alunos vão ter que fazer uma opção profissional e esse encontro de gerações proporciona a eles conhecer outras carreiras. É importante que o conhecimento ultrapasse os muros das universidades e dos centros de pesquisas”, disse Sylvio Goulart Rosa Júnior que conversou com os alunos e contou a sua trajetória na academia e na ParqTec.

Sylvio Goulart Rosa Júnior possui graduação em Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1964) e doutorado em Física pela University Of Wyoming (1972). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Equação de Estado, Equilíbrio de Fases e Transições de Fase, trabalhou principalmente nos seguintes temas: magnetic properties e quantun gases. Há 27 anos atua nas áreas de Empreendedorismo, Inovação, Transferência de Tecnologia e Desenvolvimento Regional. Em 2010 foi reeleito Diretor Presidente da Fundação Parque Tecnológico de S. Carlos (ParqTec) com um mandato de 12 anos.

O vereador Azuaite Martins de França participou da homenagem. Parte do recurso do Projeto Ciências nas Escolas é de uma emenda parlamentar do vereador Robertinho Mori.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias