domingo, 23 de junho de 2024
Saúde

São Carlos realiza a campanha de vacinação contra a poliomielite

28 Mai 2024 - 12h52Por Da redação
Bebê recebe vacina - Crédito: divulgaçãoBebê recebe vacina - Crédito: divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde realiza até o próximo dia 14 de junho a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, doença também conhecida como Pólio ou Paralisia Infantil. O Dia “D” será em 8 de junho e o objetivo é proteger as crianças menores de cinco anos contra a doença e ampliar a cobertura vacinal no estado.

O país está em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). Esta será a última Campanha com a vacina oral da Pólio.
A poliomielite é uma doença contagiosa aguda, caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.

A imunização acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s), das 7h30 às 16h30, exceto na UBS da Vila São José e na UBS do Botafogo, que estão em reforma. Os pais devem levar a caderneta de vacinação da criança.

Leia Também

Últimas Notícias