terça, 19 de março de 2024
Saúde

Jovem perde parte do pulmão após contrair fungos ao usar narguilé

Problema pode ter sido causado pelo compartilhamento do narguilé, falta de limpeza ou água da torneira

19 Jun 2021 - 08h41Por Redação São Carlos Agora
Jovem perde parte do pulmão após contrair fungos ao usar narguilé - Crédito: arquivo pessoal Crédito: arquivo pessoal

Uma jovem de 19 anos teve que passar por uma cirurgia e perdeu parte do pulmão após contrair fungos durante o uso de narguilé, em Cuiabá (MT).

Livia Monteiro passou uma cirurgia de lobectomia nesta semana e precisou de transfusão, após a perder uma grande quantidade de sangue durante o procedimento cirúrgico.

Ela que ficou dois dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), agora se recupera em uma enfermaria. A jovem usou as redes sociais para deixar um alerta aos amigos. “O pós-operatório não é fácil. É preciso fica com um dreno o tempo inteiro durante uns cinco dias. O fungo é silencioso e se prolifera pelos órgãos, podendo causar morte ou até mesmo paralisação do órgão. A dor é tanta que estou à base de morfina e mesmo assim ainda sinto dor”, disse.

Livia contou que faz uso do narguilé desde os 16 anos, mas não era constante e em abril deste ano, pela primeira vez, se sentiu mal após o uso.

Ela relata que sentiu falta de ar e febre. Acreditando estar com Covid-19, foi até o hospital, onde realizou três testes e todos deram negativo. Depois foi realizada uma tomografia e os médicos de plantão não encontraram nada de anormal.

A mãe de Livia resolveu leva-la para uma consulta com pneumologista e foi diagnosticada com aspergilose. Uma espécie de infecção causada por fungos.

Após um breve tratamento, ela foi encaminhada para uma cirurgia que durou cerca de 6 horas.

A jovem ainda ressaltou para que “sejam cuidadosos e exijam sempre os devidos cuidados com o uso do narguilé”. (Rápido no Ar)

Leia Também

Últimas Notícias