sexta, 29 de março de 2024
Saúde

Hospital Unimed São Carlos – Unidade I recebe importantes certificações

Reconhecimento reforçam a qualidade nos serviços prestados

29 Set 2021 - 15h22Por Da Assessoria de Imprensa
Equipe do Hospital Unimed São Carlos recebe certificado pelo tratamento de pacientes com AVCFoto 2 - Crédito: divulgaçãoEquipe do Hospital Unimed São Carlos recebe certificado pelo tratamento de pacientes com AVCFoto 2 - Crédito: divulgação

O Hospital da Unimed São Carlos – Unidade I recebeu, na semana passada, importantes certificações sobre seus trabalhos desenvolvidos para atendimento de pacientes acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC) (Iniciativa Angels) e pelos esforços em manter a qualidade assistencial das UTIs brasileiras durante a pandemia. Esses reconhecimentos reforçam a preocupação do Hospital em oferecer atendimento de excelência aos seus pacientes.

Para Ivan Linjardi, vice-presidente da Unimed São Carlos, o recebimento dos certificados e da placa é o reconhecimento do esforço dos profissionais de saúde, tornando o Hospital referência não só na cidade de São Carlos como em toda região.

Iniciativa Angels

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte e incapacidade em todo o mundo. A prevenção pode evitar 90% dos casos e o reconhecimento dos sinais de alerta do AVC, bem como o rápido tratamento em um centro de referência, podem diminuir a chance de sequelas.

Estabelecida pela Boehringer Ingelheim, em 2015, a Iniciativa Angels é um projeto internacional que habilita hospitais em todo o mundo a atenderem pacientes com AVC. O objetivo principal da Angels é aumentar o número de centros capacitados para tratamento do AVC e melhorar a qualidade dos centros existentes. O projeto fornece suporte para implementação, manejo de protocolos, treinamentos para diversas áreas envolvidas no processo e monitoramento do desempenho do hospital.

“A iniciativa Angels é um projeto do Hospital Unimed em parceria com o laboratório Boehringer Ingelheim e que objetiva ser referência para pacientes com AVC na cidade de São Carlos e região, focando na abordagem dessa problemática de forma a evitar, através de ações rápidas e guiadas por protocolo específico, a evolução da doença e suas sequelas. Esse trabalho vem sendo desenvolvido desde dezembro de 2020, sendo composto por profissionais das áreas de pronto atendimento, neurologia, radiologia, enfermagem e farmácia clínica com grande apoio da diretoria da Unimed”, explica o Diretor Técnico do Hospital, Paulo Roberto Motta.

UTIs Brasileiras

As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) 1 e 2, do Hospital Unimed São Carlos – Unidade I, também receberam importantes reconhecimentos da Epimed e da AMIB pelos esforços em manter a qualidade assistencial das UTIs brasileiras durante a pandemia.

A AMIB e a Epimed Solutions se uniram para a criação do Registro Nacional de Terapia Intensiva. O projeto chamado UTIs Brasileiras tem como objetivo caracterizar o perfil epidemiológico das UTIs brasileiras e compartilhar informações que possam ser úteis para orientar políticas de saúde e estratégias para melhorar o cuidado dos pacientes críticos no Brasil.

Além disso, o projeto visa estimular o uso de indicadores de qualidade e desempenho na gestão das UTIs brasileiras adulto e pediátricas e, com isso, melhorar a qualidade da medicina intensiva e aumentar a segurança dos pacientes no Brasil.¹

Dessa forma, mesmo diante do cenário de dificuldades no enfrentamento da Covid-19, a equipe multidisciplinar de cuidados intensivos manteve a continuidade da assistência a todos os pacientes críticos e ainda assim continuou a realizar a gestão de seus indicadores e a contribuir com dados para o registro nacional de terapia intensiva.

Fonte¹: http://www.utisbrasileiras.com.br/o-projeto/

 

Leia Também

Últimas Notícias