O vereador Roselei Françoso (Rede) apresentou na Câmara Municipal na sessão plenária desta terça-feira, 14, um projeto de Lei que institui a Semana da Agricultura Orgânica em São Carlos, a ser realizada na segunda semana do mês de setembro de cada ano e que deverá constar do Calendário Oficial de Eventos da cidade.
De acordo com o parlamentar, a agricultura orgânica está diretamente relacionada ao desenvolvimento sustentável. A agricultura biológica, como também é conhecida, trata-se de um sistema de produção de alimentos que não permite o uso de produtos químicos sintéticos. É uma modalidade que nos últimos anos vem se expandindo de forma expressiva em todo o mundo e em particular no Brasil.
"É comprovado que o cultivo em um solo saudável, mantido sem o uso de fertilizantes químicos, agrotóxicos e produtos reguladores de crescimento, contribui para a saúde dos seres humanos e para um meio ambiente saudável", argumentou Roselei.
SEMANA
Durante a semana deverão ser promovidos seminários, palestras, conferências e cursos teóricos e práticos sobre temas relacionados à agricultura orgânica, entre eles: modernização da agricultura - aspectos econômicos, sociais, ecológicos; práticas agrícolas e erosão do solo; mecanização intensiva e suas consequências -; comercialização de alimentos orgânicos e insumos naturais; normas e certificação.
OBJETIVOS
A proposta tem como objetivo fundamental mostrar as vantagens econômicas, ecológicas e sociais do modelo sustentável orgânico sobre o modelo da agricultura convencional, de base química e ampliar os conhecimentos técnicos dos produtores rurais, através de cursos e workshops sobre a agroecologia, como base para compreensão da agricultura orgânica.
O vereador destacou que a semana irá oferecer uma importante contribuição e reconhecer o trabalho dos agricultores do município. "Uma semana com palestras e debates voltados à agricultura orgânica, faz com que a sociedade reflita sobre qualidade de vida por meio da alimentação, bem como, harmonia com a natureza", disse.