quinta, 25 de abril de 2024
Política

Servidores da Câmara participam do I Encontro de Controladores Internos do Legislativo Municipal

22 Set 2017 - 10h32Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Atendendo a uma diretriz da gestão do presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Cesar (Democratas), visando à capacitação continuada do quadro funcional da Casa, os servidores Fábio de Carvalho Perdiz Gabriel Velini e Marcelo Kilian, - respectivamente dos setores Jurídico, Financeiro e de Recursos Humanos - participaram nesta quinta-feira, 21, do I Encontro de Controladores Internos do Poder Legislativo realizado na cidade de Louveira (SP).

O evento promovido pela Câmara Municipal daquela localidade, teve apoio do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) e reuniu funcionários que trabalham direta ou indiretamente como controladores nas câmaras de diversos municípios do Estado. O objetivo foi estimular a troca de informações e boas práticas sobre o tema.

A programação do Encontro incluiu a participação do diretor técnico do Tribunal, Paulo Massaru Uesugi Sugiura, e do assessor-técnico aposentado pelo TCE, Flávio Corrêa de Toledo Jr, que discorreram sobre as atribuições da Corte na implementação, funcionamento e avaliação do sistema de vigilância interna de organizações públicas.  Ambos ministraram respectivamente palestras sobre Aspectos Jurídicos da Controladoria Interna no Legislativo Municipal e o papel dos núcleos de controle nas administrações.  O procurador da Câmara de Louveira, Eliel Cecon, falou sobre o modelo de fiscalização daquela Casa.

A gestão do presidente Julio Cesar incentiva a participação dos integrantes do Legislativo em cursos e palestras. Neste ano a Câmara promoveu um curso e treinamento individualizado sobre o sistema de informática utilizado para controle e gerência do processo legislativo, que abordou ainda temas como a Lei de Acesso a Informação 12527/11, e da Lei Complementar 131/2009 (Lei da transparência). Promoveu também o curso "O Poder Legislativo Municipal: Uma Visão de seu Funcionamento", ministrado por técnicos da Conam (Consultoria em Administração Municipal). Outro aspecto da gestão é o estabelecimento de convênios de cooperação com universidades para capacitação dos funcionários da Câmara e outros projetos de apoio ao aprimoramento do processo legislativo.

Leia Também

Últimas Notícias