quinta, 28 de março de 2024
Política

Programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos será implantado em São Carlos em 2018

29 Nov 2017 - 14h03Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O vereador Elton Carvalho (PSB), participou na manhã desta quarta-feira, 29, de uma reunião no Centro de Formação de Profissionais da Educação (Cefpe) envolvendo, a professora Maria Cecília Cerminaro Derisso, responsável pelo Centro de Formação e com o analista do Sebrae Antônio Volante Junior, que é responsável por Projetos de Cultura Empreendedora. No encontro foi definido que no ano de 2018, São Carlos contará com a implantação do Programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP) do Sebrae na rede municipal de ensino.

"Fico muito feliz com mais esta grande conquista. Este é um projeto que irá beneficiar somente no ano de 2018, cerca de 120 alunos. Além disso, é de suma importância que a nossa cidade fomente o empreendedorismo por oportunidade e, a médio e longo prazo, as escolas estejam formando além de bons funcionários para o mercado de trabalho, bons empregadores para que sejam geradas muitas oportunidades de emprego," disse o parlamentar.

"Agradeço também ao secretário de Governo Edson Fermiano e ao secretário de Educação Orlando Mengatti Filho por atender a minha solicitação prontamente. Não poderia de deixar de enaltecer o trabalho desenvolvido pela prof.ª "Cissa" Cerminaro no CEPFE e ao gerente do Sebrae - Regional de São Carlos, Elton Aquinori Yokomizo, por todo suporte prestado ao nosso gabinete."

"O Centro de Formação dos Profissionais da Educação foi inaugurado no último dia 23 e tem como objetivo principal, pensar na formação continuada de todos os profissionais que estão à disposição da Secretaria Municipal de Educação. Isto não inclui apenas professores, mas auxiliares docentes, merendeiras, pessoal da limpeza, transporte e todos os profissionais que estão direta e indiretamente relacionados aos processos educacionais das crianças e jovens," disse a professora Cissa Cerminaro. "Dessa forma vamos buscar parcerias e iniciativas que contemplem todas as demandas da nossa rede de ensino tendo como foco principal a melhoria dos processos de ensino da rede municipal de São Carlos."

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Após audiência pública solicitada pelo parlamentar no dia 13 de Setembro de 2017, com importante participação da população, incluindo alunos do Grupo de Pesquisa de Educação Tecnológica, Empreendedorismo e Competências Empreendedoras (GPET) da Faculdade de Tecnologia de São Carlos, coordenado pela profª Drª. Ana Teresa Trevelin Colenci. Na ocasião foi protocolado o requerimento nº 5492, processo 3322, solicitando ao Poder Executivo um estudo de viabilidade para implantação do programa.

"A implantação do projeto conclui um ciclo que se iniciou com a audiência pública e culmina em impactos socioambientais, educativos e voltados para o empreendedorismo de diversas crianças efetivamente, ressaltando a importância real das audiências públicas," complementou Elton.

PROJETO PILOTO

Inicialmente serão contemplados aproximadamente 120 alunos da rede municipal de ensino, com 15 professores sendo capacitados pelo SEBRAE a custo zero para a Prefeitura Municipal de São Carlos. Após esta primeira etapa, o objetivo é a expansão para toda a rede municipal de ensino.

As turmas do sexto ao nono ano da EMEB Carmine Botta e EMEB Dalila Galli receberão o programa e desenvolverão habilidades propostas pelo JEPP.

No programa os alunos realizam aulas práticas e oficinas de artesanato, atividades ambientais e sociais entre outras ações, além da apresentação de uma feira do que foi desenvolvido pelos alunos, apresentada a população.

Leia Também

Últimas Notícias