quinta, 25 de abril de 2024
Política

Professor Fernando Araújo Moreira receberá título de Cidadão Honorário

20 Nov 2017 - 17h02Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A Câmara Municipal realiza nesta sexta-feira, 24, às 19h30 no Edifício Euclides da Cunha, uma sessão solene para entrega do título de "Cidadão Honorário de São Carlos" ao Prof. Dr. Eng. Fernando M. Araújo Moreira, em reconhecimento à notável contribuição prestada à cidade ao longo de sua trajetória acadêmica na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

Com 56 anos, Fernando Araújo-Moreira nasceu em San Carlos, Maldonado, Uruguai e está radicado no Brasil há 34 anos.

Engenheiro de Materiais com ênfase em materiais metálicos e cerâmicos pela Universidade Federal de São Carlos, tem mestrado e doutorado em Física pela mesma instituição e pós doutorado em Fisica Aplicada pela Universidade de Maryland nos Estados Unidos.

Foi Chefe do Departamento de Física da UFSCar em três oportunidades entre 1998 e 2008 e representante da UFSCar perante o Crea-SP entre 2001 e 2004. Presidiu a comissão nacional do MEC de elaboração  do 1º e do 2º Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) na área de Engenharia em 2005 e 2008. Foi também Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecologia da UFSCar em duas gestões.

Moreira é colaborador do Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar do Sudeste (CMSE), pesquisador colaborador do Instituto Meira Mattos (Ciências Militares, na área de Gestão de Defesa) da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme).

Sua maior contribuição para a UFSCar como dirigente do Departamento de Física foi a proposta, criação e implantação do Curso de Engenharia Física, pioneiro no Brasil.

A sessão solene terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (NET Canal 8) e Portal da Câmara (www.camarasaocarlos.sp.gov.br), que pode ser acessado em computadores, tablets e celulares.

Leia Também

Últimas Notícias