sábado, 20 de abril de 2024
Conhecimento

Paraná Filho e subcomandante da Guarda Municipal visitam Guarda Civil e Secretaria de Segurança Pública de Indaiatuba

24 Ago 2018 - 06h57Por Redação
Paraná Filho, o subcomandante Luiz Antônio Marques e o presidente da AGMSC, Eduardo Rodrigues, foram recebidos pelo coordenador Waldemar Batista Júnior - Crédito: DivulgaçãoParaná Filho, o subcomandante Luiz Antônio Marques e o presidente da AGMSC, Eduardo Rodrigues, foram recebidos pelo coordenador Waldemar Batista Júnior - Crédito: Divulgação

O vereador Paraná Filho esteve em Indaiatuba, acompanhado do subcomandante da Guarda Civil de São Carlos, Luiz Antônio Marques, e do presidente da Associação da Guarda Municipal de São Carlos (AGMSC), Eduardo Rodrigues, com objetivo de conhecer os programas e equipamentos desenvolvidos e empregados no Plano de Segurança Público daquele município Indaiatuba, para o combate à criminalidade e a manutenção da ordem.

Recebidos pelo Gestor em Tecnologia do COI (Centro de Operações e Inteligência), Waldemar Batista Júnior, os visitantes assistiram a uma apresentação, sobre as ferramentas utilizadas na diminuição dos índices de criminalidade na cidade, sobre o projeto câmera cidadã, e sobre as parcerias com as Polícias Civil e Militar.

Após a palestra, os visitantes conheceram o Coade (Centro de Operações, Atendimento e Despacho), onde trabalham os agentes responsáveis pelo monitoramento urbano, o monitoramento de veículos, os agentes da fiscalização de trânsito por vídeo monitoramento, os atendentes do telefone 153 e os policiais militares.

“Hoje, a Guarda Civil de Indaiatuba é referência nacional em segurança pública, e o principal objetivo de nossa visita foi a busca de exemplos, para que possamos aplicar em nosso município, uma vez que São Carlos ainda não possui uma Secretaria de Segurança Pública, não possui ouvidor, corregedor, não possui plano de carreira e também não é uma guarda armada”, disse Paraná Filho. “Ficamos impressionados com a estrutura e a tecnologia que é utilizada pelos agentes. Com certeza, foi uma ótima experiência e esperamos implantar o mesmo sistema em nossa cidade”, completou.

Em Indaiatuba, o Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil é considerado estratégico para a segurança da cidade. Possui sistema próprio de videomonitoramento interno e externo, segurança armada 24 horas por dia, além de acesso restrito e controlado por reconhecimento fácil. O COI realiza atendimento ao cidadão através do telefone de emergência 153, controla o patrulhamento e despacha as viaturas da Guarda no atendimento de ocorrências; integra ferramentas tecnológicas de vídeo-monitoramento e comunicação; monitora, de forma inteligente, pessoas e veículos em pontos estratégicos; armazena e disponibiliza informações para apoio das forças policiais e centraliza as ações de inteligência da Guarda.

Leia Também

Últimas Notícias