sexta, 01 de março de 2024
Política

Fórum de Planejamento de Políticas Públicas: proposta de Azuaite recebe apoio na Câmara

27 Abr 2017 - 09h33Por Redação
Foto: Arquivo/SCA - Foto: Arquivo/SCA -

O Projeto de Resolução apresentado pelo vereador Azuaite Martins de França (PPS), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, visando instituir um Fórum Permanente de Planejamento de Políticas Públicas na Câmara Municipal de São Carlos, foi elogiado pelo presidente da Casa, vereador Julio Cesar, que parabenizou o autor durante a sessão legislativa da última terça-feira, 25.

Na oportunidade, ao manifestar apoio à proposta, Julio Cesar assinalou a necessidade de se pensar a cidade. "Eu tenho dito que temos que ter governantes que pensem numa gestão continuada; o mandato dura quatro anos, mas a cidade está aí. Infelizmente gestores pensam a cidade por quatro anos. Não se nasce e morre em quatro anos", disse ele, acrescentando que "temos que discutir sim, a cidade. Tenha certeza que vamos contribuir muito".

Azuaite falou sobre a iniciativa na tribuna da Câmara em comunicado à Casa, quando lembrou que se trata de uma aspiração que remonta a vinte anos, desde quando presidiu a Câmara e teve oportunidade de organizar a ida de vereadores de diversos matizes ideológicos para visitar o IPPUC - Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba. Naquela ocasião, parlamentares de São Carlos puderam conhecer a forma como a capital paranaense organizava suas políticas públicas, planejava e as desenvolvia. "A visita foi um sucesso, pena que muitas vezes, muitas iniciativas não são realizadas porque se o Legislativo lança a ideia e o Executivo não executa, esforços são feitos, mas acabam permanecendo como sonho", declarou.

Azuaite citou outra proposta iniciada no ano passado, intitulada "Pensar São Carlos", um mecanismo de participação da sociedade para discutir ideias em prol do desenvolvimento da cidade em diversos campos. Eleito vereador, pretende que tais ideais possam partir de um Fórum dentro da Câmara. "Estabelecer um Fórum Permanente de Planejamento de Políticas Públicas, devidamente institucionalizado, dará oportunidade a todos os vereadores para realizar um mandato propositivo e também permitirá que a cidade como um todo possa discutir a cidade", afirmou.

O objetivo do Projeto de Resolução é regulamentar, no Legislativo Municipal, uma instância de discussão, análise e planejamento de políticas públicas para a cidade, com participação de representantes do poder público e instituições da sociedade civil, em especial de ensino superior e de pesquisa.

Pela proposta, deverão integrar o  Fórum Municipal Permanente de Planejamento de Políticas Públicas, os presidentes das Comissões Permanentes da Câmara Municipal e representantes (titular e suplente) da  Secretaria Municipal de Planejamento, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP), Centro Universitário Central Paulista (Unicep), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Embrapa Instrumentação; Embrapa Pecuária Sudeste; Ciesp/Fiesp e Faculdade de Tecnologia (Fatec).

Leia Também

Últimas Notícias