quarta, 24 de abril de 2024
Política

Coronel José Afonso Sitta receberá título de “Cidadão Honorário de São Carlos”

10 Nov 2017 - 10h07Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Cesar (Democratas) agendou para este sábado, 11, às 11h, na sala das sessões da Câmara Municipal, uma sessão solene para entrega do título de Cidadão Honorário de São Carlos ao Coronel PM José Afonso Sitta, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade são-carlense.

Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, José Afonso Sitta foi responsável pela criação e instalação do 38° BPMI em São Carlos, do qual foi comandante no período de 1990 a 1994, tendo anteriormente exercido o comando da Cia de Policiamento  de São Carlos no período de  1984 a 1989.

Natural de São José do Rio Preto, graduado em Licenciatura em Ciências Sociais pela UNESP, cursou a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, a Academia da Força Aérea, a Academia de Polícia Militar e os cursos de Bombeiro para Oficiais e de Aperfeiçoamento de Oficiais. Casado com Marisa Helena de Lima Sita, tem três filhos (Douglas, Taís e Alex) e cinco netos (Yohan, Inaê, Isabella, Yane e Bêni Afonso).

Além dos cargos exercidos em São Carlos,foi  Comandante do Rádio Patrulhamento da 1ª Cia. - Araraquara (1973 a 1977), Chefe da Sessão Técnica do 9° GI - Ribeirão Preto e Araraquara (1979 a 1981),Chefe da Unidade de Despesas do CPAM-3 no Carandirú em SP (1994 a 1995) e Comandante do 10° BPMI em Piracicaba (1996). Passou para a Reserva da PMESP - Polícia Militar do Estado de São Paulo em 3 de Setembro de 1996 no Posto de Coronel da Polícia Militar.

José Afonso Sitta foi responsável pela construção da Associação Desportiva da Polícia Militar em São Carlos (ADPM). Na Polícia Militar, auxiliou na instalação do 15° BPMI em Franca-SP, montando a 2ª Seção do Estado Maior e na criação e instalação do Grupamento de Bombeiro de Matão. Foi também responsável pela reforma e ampliação do Sub Grupamento de Incêndio de Araraquara.

É membro fundador das Lojas Maçônicas Acácia de Araraquara, Harmonia, de São Carlos, Sete de Setembro, de São Carlos, Acácia de Ibaté, Fioravante Delicato, de São Carlos e Fraternidade Acadêmica Universitária, de São Carlos e Corpos Filosóficos. É membro da Loja Acácia de São Carlos, no patamar do último Grau a ser alcançado por um Maçom: Grau 33.

Entre as atividades comunitárias incluem-se palestras cívicas em diversas escolas de São Carlos e a presidência da AASC (Associação de Artes de São Carlos) que exerceu por dois mandatos consecutivos, também ocupando cargos de vice-presidente, tesoureiro e conselheiro fiscal.

 

Leia Também

Últimas Notícias