terça, 23 de abril de 2024
Política

Câmara Municipal e CPP homenageiam professores

19 Out 2017 - 17h53Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A Câmara Municipal e o Centro do Professorado Paulista (CPP), regional de São Carlos, realizam nesta sexta-feira, 20, às 19h30, no Teatro La Salle (Avenida José Pereira Lopes, 252, Vila Prado), a sessão solene de entrega do Troféu João Jorge Marmorato à Professora do Ano de 2017, Cleonice Jocelina Gianeis de Souza, do Troféu Professora Benedicta Stahl Sodré ao Professor Emérito do Ano de 2017, Antonio Augusto Baio, e do Troféu Palmiro Menucci à Professora Doutora Maria Helena Guimarães de Castro, Secretária Executiva do Ministério da Educação, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à educação.

Na ocasião, também serão prestadas homenagens às professoras Clélia Teresinha Fonseca de Campos Orlando, Diana Cury, Elisa Maria Monteleone Oliveira, Elisabeth Andreossi Chiari e Elizabeth Soares Zuin, enaltecendo sua importante contribuição ao ensino.

Cleonice Jocelina Gianeis de Souza, professora de Artes, leciona há 25 anos, tendo atuado em mais de duas dezenas de estabelecimentos do ensino médio e fundamental em São Carlos, como as escolas: Aracy Leite Pereira Lopes, Aracy "4", Bispo Dom Gastão, Eugenio Franco, Elydia Benetti e também no Jardim Zavaglia.

Antonio Augusto Baio com 34 anos de magistério, atuou na área de Artes no Sesi e na rede estadual de ensino  e ainda trabalha como voluntário na escola Dr. Alvaro Guião e no Instituto de Química da USP, na área de segurança do Trabalho. Baio começou a carreira em 1983 na Escola Edésio Castanho em Ibaté. Atuou na Escola Coronel Paulino Carlos por 21 anos, em Água Vermelha e também  nas Escolas Dr. Alvaro Guião, Antonio Adolpho Lobbe, João Jorge Marmorato, Sebastião de Oliveira Rocha, CEFAM, Conde do Pinhal e  Orlando Telles Filho em Ibaté.

A Professora Doutora Maria Helena Guimarães de Castro,  secretária executiva do Ministério da Educação, cargo que exerceu em 2002,  é socióloga especialista em Educação, mestre em Ciência Política pela Unicamp, na qual é professora aposentada e atua como pesquisadora. Presidiu o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e foi secretária de Estado de Educação de São Paulo, de 2007 a 2009, atuando ainda no governo paulista como secretária de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento e secretária de Desenvolvimento Social.Exerceu também o cargo de diretora-executiva da Fundação SEADE, de São Paulo, participa de conselhos de entidades ligadas à educação, como a Todos pela Educação e desde 2005 é membro da Academia Brasileira de Educação desde 2005.

PROFESSORAS HOMENAGEADAS

Elisa Monteleone de Oliveira lecionou de 1971 a 2000 na área de português na rede estadual. De 1971 a 1985 foi professora em classe, depois se tornou diretora e atualmente ministra aulas na Escola Querigma. A professora também trabalhou na Escola Visconde da Cunha Bueno em Santa Eudóxia.

A professora Elizabeth Soares Zuin atuou por 25 anos como alfabetizadora numa escola do SESI que e também  ensinou Comunicação e Expressão e Ensino Religioso no Colégio Diocesano La Salle. Começou a lecionar aos 15 anos dando aulas particulares de língua portuguesa.

Professora, ex-vereadora e primeira mulher a presidir a Câmara Municipal de São Carlos, Diana Cury tem como missão formar professores. Pertence ao CPP há 50 anos e considera importante o reconhecimento dos docentes pelo poder público e pela as entidades de classe do professorado.  Com formação musical no  conservatório e orfeão são-carlense, graduou-se em Biologia e Pedagogia e obteve o Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Tornou-se diretora de escola e coordenadora de curso universitário.

A professora Clelia Teresinha Fonseca Orlandi se dedicou por 46 anos ao magistério também atuando na direção de escola. Trabalhou em escolas como Edésio Castanho e Fulvio Morganti,  Bispo Dom Gastão, Pirajá da Silva e também por anos foi diretora da Escola Sebastião de Oliveira Rocha.

Elisabeth Andreossi Chiari iniciou a carreira no magistério em 1978, como professora de educação básica II nas escolas Jesuíno de Arruda e Bispo D.Gastão. Desenvolveu notável carreira como professora de História e também exerceu cargos de diretora e vice diretora escolar, tendo se aposentado na Escola Dr.Alvaro Guião em 2011.

Leia Também

Últimas Notícias