sexta, 01 de março de 2024
Política

Câmara aprova requerimentos de informações sobre fim de mutirão de cirurgias

02 Mar 2017 - 17h59Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A Câmara Municipal aprovou na sessão plenária desta quinta-feira, 2, requerimentos de autoria dos vereadores João Muller (PMDB) e Azuaite Martins de França (PPS), solicitando informações da Prefeitura sobre o cancelamento do mutirão de cataratas e sua transferência para Araraquara. No último dia 16 a Secretaria Municipal de Saúde suspendeu um dos mutirões de cataratas com 170 pessoas já em estágio pré-operatório.

No início da sessão, quando solicitou a aprovação das proposições em destaque, Muller declarou que considera importante que a Prefeitura dialogue com o grupo que administra o Ambulatório Oftalmológico da Santa Casa, para a manutenção do atendimento em São Carlos.

Em seu requerimento, o vereador observa que o município tem recebido anualmente recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde-SUS para realizar o mutirão de cirurgias de cataratas e pterígio. "Em seis anos do programa, que atende São Carlos e mais cinco municípios, foram atendidas mais de sete mil e quinhentas pessoas, em sua maioria idosa e de baixa renda", ressalta.

O parlamentar argumenta que o Ambulatório Oftalmológico da Santa Casa de São Carlos "é o segundo do interior paulista que mais realizou cirurgias de cataratas nos últimos anos e é considerada referência pelo Ministério da Saúde, com profissionais que investiram na infraestrutura e tecnologia e são ótimos médicos especialistas".Depois de assinalar que as administrações dos ex-prefeitos Oswaldo Barba e Paulo Altomani "privilegiaram a realização das intervenções cirúrgicas na Santa Casa de Misericórdia", apresenta diversos questionamentos ao Executivo, entre eles qual seria a vantagem de transferir os mutirões de cirurgias para a cidade vizinha.

FILA

Na sessão desta quinta-feira, foi também aprovado requerimento do vereador Azuaite Martins de França (PPS), solicitando informações da Secretaria Municipal de Saúde referente cancelamento do mutirão de catarata e pterígio.

Azuaite pede esclarecimentos oficiais sobre o cancelamento e sobre a transferência para Araraquara. Requer também informações sobre quantos pacientes encontram-se na fila da catarata e do pterígio e se há previsão de quando será iniciado o atendimento.

Leia Também

Últimas Notícias