sexta, 01 de março de 2024
Política

Azuaite destaca Resolução que oficializa criação de Fórum Municipal Permanente de Planejamento de Políticas Públicas

13 Jul 2017 - 09h40Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O vereador Azuaite Martins de França (PPS) destacou a publicação da Resolução nº. 299, da Câmara Municipal, que formalizou a criação do Fórum Municipal Permanente de Planejamento de Políticas Públicas, como instância de discussão, análise, planejamento e elaboração de políticas públicas para a cidade de São Carlos. A Resolução decorre de projeto de Azuaite aprovado por unanimidade pelo Legislativo.

Ao enfatizar a importância da medida, o vereador saudou o presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Cesar (Democratas), pela decisão de implementar a proposta, que a seu ver "representa um passo importante para definir o protagonismo do Poder Legislativo Municipal", que cria uma estrutura semelhante a de uma comissão permanente da Casa  para "organizar o pensamento coletivo de São Carlos estabelecido nas mais diversas vertentes e agregando pessoas que possam discutir a cidade em todos os seus aspectos, discutindo políticas públicas para uma boa administração".

Azuaite, que pretende realizar a partir de agosto as primeiras reuniões para a formação do Fórum, agradeceu o apoio de Julio Cesar e enfatizou a visão moderna de se buscar mecanismos para uma gestão continuada, que torne a gestão pública mais eficiente e capaz de atender às demandas da sociedade.

 "Não podemos deixar que em São Carlos se comece alguma coisa e, mudando-se o prefeito, isso acabe; é preciso dar continuidade para atender à vontade do povo em busca de seu bem estar".

APOIOS

Ao mencionar a importância da Resolução, o vereador Julio Cesar apontou a necessidade de uma discussão política em alto nível. "Uma gestão pública eficiente dá continuidade a bons projetos, tem programas entregues à população", disse ele, apontando a iniciativa como "um divisor de águas em termos de administração pública no município". Ao parabenizar Azuaite, o presidente da Câmara destacou a "opção de pensar São Carlos para as próximas gerações, realizando debates que colocarão a Câmara como protagonista nas propostas de políticas públicas para o município.

Também os secretários municipais Antonio Clóvis Pinto Ferraz Coca (Transporte e Trânsito) e Nino Mengatti (Educação), manifestaram apoio à implantação do Fórum Permanente. Coca qualificou a medida como "algo importantíssimo para a comunidade são-carlense, porque as pessoas de forma democrática vão poder levar suas ideias, os seus pensamentos, as suas opiniões para serem debatidas num fórum amplo". Em sua opinião "a partir dessas discussões poderão ser formulados projetos que efetivamente serão colocados em prática em benefício, sobretudo, dos mais necessitados".

Mengatti afirmou que o Fórum Permanente poderá resultar em avanços para a rede municipal de educação, que reúne 16 mil alunos e 12 mil funcionários. A educação, conforme assinalou "vai ser o carro chefe desse fórum, por ter políticas públicas integradas voltadas à melhoria de diversos aspectos de sua atuação, como merenda escolar, aprendizado, Ideb e outros. "No Fórum poderão ser discutidas políticas públicas não só momentâneas, mas permanentes para melhorar todos os índices que temos em São Carlos", disse.

O Fórum tem atribuições de elaborar estudos de projetos que subsidiem a administração direta, indireta, autarquias e fundações, promover a articulação e integração entre os diversos órgãos e as entidades de apoio, de representação e da sociedade civil organizada que atuem no segmento.

O órgão será integrado por vereadores das Comissões Permanentes da Câmara, Secretaria Municipal de Planejamento, Universidade Federal de São Carlos, Universidade de São Paulo, Centro Universitário Central Paulista,  IFSP São Carlos, Embrapa Instrumentação, Embrapa Pecuária Sudeste, Ciesp/Fiesp e  Fatec, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Acisc (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), APM (Associação Paulista de Medicina), CPP (Centro do Professorado Paulista) e APCD (Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas).

 

Leia Também

Últimas Notícias