sexta, 26 de abril de 2024
Saúde

Airton Garcia confirma que vai fazer transplante de rim

27 Ago 2018 - 08h35Por Abner Amiel/Folha São Carlos e Região
Airton Garcia contou  que a enfermidade apareceu na infância e que nunca o impossibilitou de trabalhar - Crédito: Abner Amiel/Folha São Carlos e RegiãoAirton Garcia contou que a enfermidade apareceu na infância e que nunca o impossibilitou de trabalhar - Crédito: Abner Amiel/Folha São Carlos e Região

Durante a entrega de uma área esportiva na manhã deste sábado, 25, em Água Vermelha, o prefeito Airton Garcia (PSB) confirmou que vai precisar fazer um transplante de um rim. Airton amenizou a enfermidade renal e antecipou que pretende agilizar a cirurgia ainda para este ano.

“Pelo que escuto dos médicos é uma cirurgia simples. Eu quero que a cirurgia aconteça ainda este ano, quero resolver o mais rápido possível”, disse o prefeito.

De acordo com o site especializado “Tua Saúde”, a recuperação após o transplante de rim dura cerca de três meses, devendo a pessoa ficar internada durante uma semana para que possam ser observados de perto possíveis sinais de reação ao processo cirúrgico e o tratamento possa ser feito imediatamente. Airton espera retomar à Prefeitura antes desse prazo. Nesse período de recuperação, o vice-prefeito, Giuliano Cardinali, deverá assumir a principal cadeira do Paço Municipal.

Airton Garcia contou que a enfermidade apareceu na infância e que nunca o impossibilitou de trabalhar.

“Quando eu era garoto eu tive uma nefrite e ela prejudicou meu rim. Mas isso faz mais de 50 anos e durante esses anos nunca deixei de trabalhar um dia por causa da doença”, ressaltou.

Para o transplante renal ter mais chance de sucesso, o portador de insuficiência renal precisa encontrar um doador compatível. Airton disse que já tem. “Eu tenho um doador da minha família”.

O prefeito negou o rumor que fazia hemodiálise e alfinetou adversários políticos.

“Estou bem tranquilo e as pessoas que estão esperando eu morrer, vão morrer antes que eu".

NEFRITE

A nefrite é um conjunto de doenças que causam inflamação dos glomérulos renais, que são estruturas dos rins responsáveis por eliminar as toxinas e outros componentes do organismo, como água e sais minerais. Nesses casos o rim tem menor capacidade para filtrar o sangue.

Leia Também

Últimas Notícias