terça, 05 de março de 2024
Política

Aeroporto recebe visita técnica da Conaero visando internacionalização

09 Fev 2017 - 15h46Por Redação
Foto: Abner Amiel/Folha São Carlos e Região - Foto: Abner Amiel/Folha São Carlos e Região -

O aeroporto Estadual Mario Pereira Lopes de São Carlos, administrado pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP), recebeu nesta quinta-feira, 9, a visita técnica da Conaero- Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias. O prefeito Airton Garcia (PSB) e o deputado Federal Lobbe Neto (PSDB) e membros da diretoria da LATAM também estavam presentes. A visita técnica teve objetivo analisar a infraestrutura do aeroporto para dar continuidades ao processo de internacionalização para manutenção de aeronaves.

 "É uma visita técnica motivada pela Secretária Aviação Civil, Conaero, juntamente com a Latam no sentido de vistoriar a infraestrutura existente para que possa dar andamento no processo de internacionalização do aeroporto para manutenção de aeronaves, tanto da Latam quanto de terceiros", disse Álvaro Cardoso Junior diretor de aeroporto DAESP. "Precisamos entender se o espaço está de acordo com a legislação se a necessidade de alguma adaptação".

De acordo com Junior as tratativas estão sendo caminhadas com otimismo pelos órgãos envolvidos, uma vez que o aeroporto está localizado em um ponto estratégico. "O processo de internacionalização vai favorecer a Latam como também ofertar novos serviços a América Latina.

A internacionalização do aeroporto passou por quatro instâncias federais e obteve manifestação favorável do Ministério da Agricultura por intermédio do Sistema de Vigilância Agropecuário Internacional (VIGIAGRO), ANVISA, Receita Federal e, em dezembro do ano passado, da Polícia Federal. Após visita desta quinta-feira cada órgão elaborará um relatório que será encaminhado ao DAESP a fim de trabalhar os ajustes e dar andamento a internacionalização do aeroporto, mas por enquanto não tem prazo para sair do papel.

"Existem diversos órgãos envolvidos e cada tem um ritmo para dar andamento na implantação do projeto", acrescentou Álvaro Cardoso Junior. "A criação de um aeroporto comercial, que oferece vôo a passageiros ainda é prematuro." "O mercado de passageiro trabalha com demanda e hoje os centros demandadores de demanda são as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Fortaleza, capitais. Essa perspectiva não está sendo trabalhada no momento".

Lobbe Neto, que encaminhou no mês de março de 2015 um requerimento à Secretaria de Aviação Civil (SAC) solicitando estudos da possibilidade de uma parceria com o DAESP e o apoio na documentação, para a ampliação da aviação, disse que o projeto pode aquecer o mercado de emprego. "Nosso esforço para essa internacionalização do aeroporto é porque vai ser importante para gerar novos empregos, renda para cidade de São Carlos e região".

 (Abner Amiel/Folha São Carlos e Região)

Leia Também

Últimas Notícias